A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva

  • Débora Dainez
  • Ana Luiza Bustamante Smolka Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Desenvolvimento humano, Educação especial, Educação inclusiva, Escola pública

Resumo

O objetivo do presente estudo é problematizar a função social da escola no contexto das políticas de educação inclusiva, com base em um trabalho investigativo a respeito das práticas educativas e do processo de escolarização de dois alunos com deficiência, intelectual e múltipla. As discussões ancoram-se nas contribuições teórico-metodológicas da psicologia histórico-cultural que parte do pressuposto da natureza social do desenvolvimento humano e do papel da educação escolar no processo de constituição humana. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal do ensino fundamental de uma cidade do estado de São Paulo. Os registros em diário de campo e as videogravações do cotidiano da escola constituíram o material empírico para a análise, fornecendo elementos para se questionar os objetivos da educação escolar circunscritos ou restritos à socialização e ao trabalho de estimulação referentes aos alunos com deficiência. A análise destaca os modos e as possibilidades de participação dos alunos nas práticas educacionais e evidencia o desafio da escola em considerar as especificidades, tendo em vista as possibilidades de ensino-aprendizagem. Ao destacar o princípio da significação na elaboração histórica do conhecimento e ressaltando as diversas formas e condições de apropriação da cultura, o estudo aponta para a premência de se reconsiderar a função social da escola, de maneira a ampliar as possibilidades de conhecimento e desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-04-30
Como Citar
Dainez, D., & Smolka, A. L. (2019). A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educação E Pesquisa, 45, e187853. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187853
Seção
Seção Temática: Educação Especial