As máquinas de complexidade: diálogo com Edgar Morin

Autores

  • Juliana Michelli da Silva Oliveira Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
  • Rogério de Almeida Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945002002

Palavras-chave:

Pensamento complexo, Ser-máquina, Imaginário da máquina

Resumo

A presença da máquina como modelo de conhecimento tem assumido progressiva importância nas sociedades contemporâneas, sobretudo em razão do uso ampliado das máquinas cognitivas, as quais reconfiguram a organização das atividades produtivas, educativas, sociais e culturais. As consequências da utilização da máquina para o pensamento e fazer humanos, bem como a participação desse artefato como referência de funcionamento aos seres vivos e às sociedades são exploradas na obra O método, do filósofo e sociólogo francês Edgar Morin. Buscando compreender o significado da máquina ou, mais precisamente, do ser-máquina no pensamento complexo e confrontar as hipóteses de trabalho do doutorado intitulado A vida das máquinas: imaginário dos autômatos em O método de Edgar Morin, realizou-se uma entrevista com o autor no CNRS-Sorbonne, em Paris, atividade integrante do período de pesquisa desenvolvido na Universidade Grenoble Alpes e concluído na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Na entrevista, depois de esclarecer quais são as bases da noção de ser-máquina e suas peculiaridades em relação às abordagens cartesianas e lametrianas, o autor discorre sobre a importância do imaginário na produção do conhecimento e comenta as imagens pouco usuais que atribui às máquinas, como Pétrouchka. Por fim, Morin acentua a ideia de que os seres vivos são máquinas não triviais e não podem ser reduzidos aos determinismos que caracterizam as máquinas artificiais (artefatos), pois significativa parte de sua produção se dá a partir de processos criativos e auto-organizados.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

As máquinas de complexidade: diálogo com Edgar Morin. (2019). Educação E Pesquisa, 45, e201945002002. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945002002