Alfabetização e fracasso escolar: problematizando alguns pressupostos da concepção construtivista

Autores

  • Sandra Maria Sawaya USP; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto; Departamento de Psicologia e Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000100005

Palavras-chave:

Fracasso escolar, Alfabetização, Classes populares, Cultura escrita

Resumo

O objetivo deste artigo é contribuir com elementos para o debate das questões relativas à alfabetização e ao fracasso escolar das crianças de baixa renda. Parte-se de resultados de uma pesquisa que examina algumas teses que, tendo como uma das suas bases conceituais a teoria construtivista de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, vêm norteando as políticas públicas de alfabetização em nosso país desde a década de 1980. Levaram-se também em conta dados de pesquisas anteriores que estudaram a presença dos materiais escritos na cultura popular. Os pressupostos construtivistas acerca do desenvolvimento cognitivo das crianças das camadas populares e suas relações com o texto escrito foram analisados a partir de uma linha de pensamento da História Cultural, que vê a leitura e a escrita como práticas culturais, ou seja, como forma de expressão do indivíduo na sociedade. As conclusões a que se chegou são: não há marginalidade cultural no sentido de não participação na cultura escrita, pois numa sociedade letrada as práticas de escrita se impõem de diferentes maneiras nas formas de existência social, definindo relações sociais. As relações das crianças de camadas populares com o texto escrito só podem ser compreendidas em toda sua complexidade dentro do contexto e da diversidade das formas culturais da sua produção.

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Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alfabetização e fracasso escolar: problematizando alguns pressupostos da concepção construtivista . (2000). Educação E Pesquisa, 26(1), 67-81. https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000100005