A "infância desamparada" no asilo agrícola de Santa Isabel: instrução rural e infantil (1880 - 1886)

Autores

  • Alessandra Frota Martinez de Schueler Universidade Federal Fluminense; doutoranda em Educação Brasileira

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000100009

Palavras-chave:

Infância, Instrução primária, Educação agrícola

Resumo

O presente trabalho trata da criação da Associação Protetora da Infância Desamparada, na Província do Rio de Janeiro, nos anos 1880, e as suas propostas de promover a instrução primária e a educação agrícola destinadas às chamadas crianças pobres do Império. Para tanto, levou-se em consideração os debates sobre a difusão da instrução elementar, o trabalho e a reatualização das políticas de controle social. Estas políticas estiveram presentes entre as preocupações e os objetivos dos sócios fundadores e políticos do Império e sinalizaram para um projeto de educação asilar, no qual a economia agrícola surgia como base da construção nacional. Para compreender essas questões, o artigo detém-se na análise do Asylo Agrícola de Santa Isabel, criado pela Associação e inaugurado em 1886. Busca-se caracterizar: sua arquitetura, os espaços construídos e áreas externas; as crianças para lá enviadas, sua naturalidade, sexo e condição social; e o ensino ministrado, os saberes difundidos, disciplina de caráter religioso, recursos a prêmios como emulação e trabalho no campo. Conclui-se com a afirmação de que a tentativa de estabelecer uma política de educação moral e religiosa, aliada à instrução elementar e ao ensino voltado ao trabalho rural, com o intuito de conservação de uma mão-de-obra dependente nas fazendas agrícolas, consistiu nos fundamentos e objetivos principais da Associação Protetora da Infância Desamparada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-01-01

Edição

Seção

Em Foco: A Infância na História

Como Citar

A "infância desamparada" no asilo agrícola de Santa Isabel: instrução rural e infantil (1880 - 1886) . (2000). Educação E Pesquisa, 26(1), 119-133. https://doi.org/10.1590/S1517-97022000000100009