Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem

Autores

  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010

Palavras-chave:

Educação a distância, Tecnologias de informação e comunicação, Interação

Resumo

Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes à educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço-temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2003-12-01

Edição

Seção

Em Foco: Educação e Tecnologias

Como Citar

Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem . (2003). Educação E Pesquisa, 29(2), 327-340. https://doi.org/10.1590/S1517-97022003000200010