Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto

Autores

  • Christine Delory-Momberger Université Paris 13/Nord

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011

Palavras-chave:

História de vida, Escritura de si, Biografização, Socialização

Resumo

A partir de um quadro geral de caminhos de formação por meio das histórias de vida, que apelam para procedimentos de exploração e se inscrevem contra uma definição acadêmica e instrumental da intervenção formativa, a proposta deste artigo é a de apresentar um dispositivo particular - os ateliês biográficos de projeto. O texto desenvolve, ao mesmo tempo, os princípios teóricos relativos a esse dispositivo, em suas modalidades práticas, e os desafios de formação de que ele é portador. O ateliê biográfico de projeto é um procedimento que inscreve a história de vida em uma dinâmica prospectiva que liga o passado, o presente e o futuro do sujeito e visa fazer emergir seu projeto pessoal, considerando a dimensão do relato como construção da experiência do sujeito e da história de vida como espaço de mudança aberto ao projeto de si. No quadro de um grupo de 12 pessoas, as histórias de vida individuais são o objeto de um trabalho de exploração e de socialização que passa por atos de escritura de si (autobiografia) e pela compreensão do outro (heterobiografia). O procedimento de formação acionado tem por objetivo explícito, portanto, colocar os participantes em situação de extrair um projeto de si profissional.

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Publicado

2006-08-01

Edição

Seção

Em Foco: Histórias de vida e formação

Como Citar

Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto . (2006). Educação E Pesquisa, 32(2), 359-371. https://doi.org/10.1590/S1517-97022006000200011