O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental

Autores

  • Maria Teresa Gonzaga Alves Fundação João Pinheiro
  • José Francisco Soares Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300008

Palavras-chave:

Efeito-escola, Pesquisa longitudinal, Ensino Fundamental

Resumo

Nas pesquisas sobre o efeito das escolas, reconhece-se uma clara distinção entre desempenho escolar e aprendizado. A primeira noção se refere ao nível de desempenho em alguma etapa da escolarização, e a segunda, à aquisição de conhecimentos durante a trajetória escolar. Há um consenso na literatura que, para se estudar o sucesso de escolas específicas, é preciso analisar a segunda noção com dados longitudinais. O objetivo deste estudo é medir o efeito das sete escolas públicas de Belo Horizonte semelhantes quanto à localização e ao perfil socioeconômico. O estudo se baseou em dados longitudinais coletados em dois anos e com início na 5ª série. Os alunos foram submetidos a testes cognitivos em três ocasiões. Eles também responderam a um questionário contextual para levantar informações sobre suas características demográficas, socioeconômicas e outros dados. O efeito das escolas no aprendizado foi analisado com modelos multiníveis de regressão para dados longitudinais, nos quais as escolas foram incluídas com variáveis indicadoras. Os resultados mostraram que os alunos com nível inicial mais baixo, em média, progrediram mais que os alunos com nível inicial mais alto, embora as diferenças de nível persistam no final do estudo. Os atributos socioeconômicos dos alunos têm muito impacto na explicação de diferenças no nível inicial, mas apenas algumas têm impacto no aprendizado dos alunos, dependendo da disciplina e da série. Este estudo tem contribuições metodológicas importantes para a investigação do efeito das escolas em perspectiva longitudinal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O efeito das escolas no aprendizado dos alunos: um estudo com dados longitudinais no Ensino Fundamental . (2008). Educação E Pesquisa, 34(3), 527-544. https://doi.org/10.1590/S1517-97022008000300008