A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação

Autores

  • Eloiza Gurgel Pires Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006

Palavras-chave:

Educação, Comunicação, Meios audiovisuais, Contemporaneidade

Resumo

O presente trabalho relaciona os campos da comunicação e da educação a partir de uma reflexão sobre a experiência audiovisual no contexto dos espaços educativos. Aponta-se a transversalidade das mídias audiovisuais como um desafio importante para a escola, considerando-se a complexidade do momento histórico em que vivemos e seus processos de construção de subjetividades decorrentes dos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. Procuramos encontrar, nas práticas atuais dos espaços de sala de aula, elementos que pudessem fornecer subsídios para aprofundar algumas questões relacionadas ao discurso áudio-imagético dentro de uma perspectiva histórico-cultural, recolocando a questão das poéticas tecnológicas, inserindo a técnica no universo da cultura. Nossa preocupação com relação às referências teóricas para este estudo foi a de não limitar as questões problematizadas nesta investigação a determinados guetos teóricos, sem que, para isso, o objeto de pesquisa sofresse diluições. Assim, trabalhamos com autores que nos ajudaram a transitar por diferentes campos do conhecimento e saberes. Estabelecemos diálogos com o pensamento bakhtiniano; com pesquisadores que estão refletindo sobre as produções audiovisuais contemporâneas; e com autores como José Luiz Braga e Regina Calazans; Martin-Barbero; e David Buckingham que nos permitiram uma visão ampliada sobre a contemporaneidade e as questões significativas dos campos da educação e da comunicação, especialmente as questões relacionadas aos estudos de educação para as mídias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A experiência audiovisual nos espaços educativos: possíveis interseções entre educação e comunicação . (2010). Educação E Pesquisa, 36(1), 281-295. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100006