Violência em meio escolar: fatos e representações na produção da realidade

Autores

  • Caren Ruotti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100010

Palavras-chave:

Violência, Instituição escolar, Jovens, Sociabilidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo central investigar as conexões e os distanciamentos entre a violência em meio escolar e a violência nos bairros de onde provém sua clientela. Procuraram-se identificar fatos que caracterizam a realidade escolar como também as representações sobre a violência. O estudo teve uma abordagem qualitativa, no qual foi utilizada a metodologia de estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e observações das relações escolares. A escolha da escola esteve pautada em critérios socioeconômicos da população residente, na condição de violência no entorno e na situação de violência da própria escola. Os resultados obtidos indicam tanto a existência de manifestações de violência, próprias da realidade externa penetrando o interior das escolas, quanto o modo como essas representações interferem na conduta dos profissionais e agentes da educação. Essas representações têm por referência dois momentos. O primeiro em que relatos de acentuada violência estimulam sentimentos de medo e insegurança entre os atores da escola, impedindo ou dificultando a ação educativa. Um segundo momento, datado a partir da chegada de nova direção, no qual são percebidas tentativas de reversão desse quadro mediante adoção de disciplina rígida. Os efeitos dessa mudança revelam, por um lado, percepções quanto à redução da violência associada à realidade externa, em especial à presença do tráfico de drogas nas dependências da escola; por outro, evidenciam a produção de uma violência institucional, que exclui aqueles resistentes à nova ordem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Violência em meio escolar: fatos e representações na produção da realidade . (2010). Educação E Pesquisa, 36(1), 339-355. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100010