A relação entre federalismo e municipalização: desafios para a construção do sistema nacional e articulado de educação no Brasil

Autores

  • Gilda Cardoso de Araujo Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100013

Palavras-chave:

Federalismo, Municipalização, Organização do ensino

Resumo

Este artigo é oriundo de pesquisa teórica, de natureza histórica e conceitual, que analisa a configuração das instituições políticas municipais e federativas, a forma de assimilação dessas instituições políticas no Brasil e como se articularam à organização da educação nacional. Discute a organização do ensino, no que se refere à oferta de instrução elementar, em sua relação com as instituições políticas federativas e municipais, indicando a construção puramente ideológica - e também idealista - do discurso municipalista brasileiro desde a década de 1940, que foi retomado com vigor por ocasião do debate constituinte da década de 1980. Nesse debate, foi completamente desconsiderada toda uma tradição de pensamento político sobre a organização do Estado e da educação brasileiros, analisada neste artigo para mostrar que o debate considerado pioneiro sobre a municipalização do ensino, entre Anísio Teixeira e Carlos Correa Mascaro, omitia essa tradição como se a organização do ensino em bases municipais estivesse descolada do debate sobre a organização do Estado brasileiro, omissão essa que marcará também o debate sobre a temática da década de 1980 até os nossos dias. As conclusões indicam a urgente necessidade de formulação de políticas educacionais que permitam constituir um sistema verdadeiramente nacional e articulado de educação, considerando os aspectos históricos e políticos específicos que o federalismo e o municipalismo assumiram no Brasil.

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Publicado

2010-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A relação entre federalismo e municipalização: desafios para a construção do sistema nacional e articulado de educação no Brasil . (2010). Educação E Pesquisa, 36(1), 389-402. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100013