A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental

  • Maria Malta Campos Fundação Carlos Chagas
  • Eliana Bahia Bhering Fundação Carlos Chagas
  • Yara Esposito Fundação Carlos Chagas
  • Nelson Gimenes Fundação Carlos Chagas
  • Beatriz Abuchaim Fundação Carlos Chagas
  • Raquel Valle Fundação Carlos Chagas
  • Sandra Unbehaum Fundação Carlos Chagas
Palavras-chave: Educação infantil, Pré-escola, Ensino fundamental, Avaliação de impacto

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujos objetivos foram avaliar a qualidade da educação infantil (EI) em seis capitais brasileiras (estudo da qualidade), para, a seguir, identificar diferenças no desempenho escolar de crianças no início do ensino fundamental (EF) associadas à frequência de uma pré-escola de qualidade (estudo de impacto). O estudo de impacto utilizou os resultados do estudo da qualidade obtidos por meio da aplicação de escalas de avaliação da qualidade a uma amostra de pré-escolas de três capitais brasileiras, resultados estes que indicam um nível de qualidade comprometido na maioria das instituições avaliadas. A amostra do estudo de impacto foi constituída por 762 alunos de escolas públicas com notas na Provinha Brasil, dos quais 605 haviam frequentado uma pré-escola avaliada no estudo da qualidade e 157 crianças que não frequentaram a EI. Os dados foram analisados utilizando a análise multinível/hierárquica com classificação cruzada, que permite levar em conta, simultaneamente, o efeito de diversas variáveis explicativas (características dos alunos e de suas famílias; das escolas de EI e das escolas de EF) sobre os resultados da variável resposta (as notas dos alunos do segundo ano na Provinha Brasil). O estudo de impacto revela que a frequência à pré-escola de boa qualidade influi positivamente no desempenho dos alunos na Provinha Brasil. As análises indicam, também, que a idade da criança é um fator importante nos resultados apresentados nessa prova, assim como a escolaridade da mãe, a renda familiar e o Ideb da escola de EF.

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Publicado
2011-04-01
Como Citar
Campos, M., Bhering, E., Esposito, Y., Gimenes, N., Abuchaim, B., Valle, R., & Unbehaum, S. (2011). A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental . Educação E Pesquisa, 37(1), 15-33. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000100002
Seção
Artigos