Estética e ética em Kierkegaard: inferências para a cultura pedagógica do Sudeste Goiano

Autores

  • Sérgio Pereira da Silva Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200006

Palavras-chave:

Cultura pedagógica, Ética, Estética, Estetismo

Resumo

O presente artigo busca analisar a cultura pedagógica do Sudeste Goiano, mais especificamente alguns impasses educacionais que se manifestam no ensino básico e na formação de profissionais da educação na universidade. Temos como referencial teórico, principalmente, as reflexões sobre a ética e a estética, em Søren Kierkegaard, e os estudos sobre a cultura brasileira nas obras de Mario Vieira de Mello e de Regis de Morais. Em função de tais referenciais e de suas análises, esses impasses educacionais são caracterizados, neste artigo, como manifestações do estetismo na educação. Inicialmente, descrevemos as intuições de Kierkegaard sobre os modos de existência estético e ético e as confrontamos com os dados de algumas pesquisas que coordenamos desde 2003. As culturas de formação da região do Sudeste Goiano são o mote dessas pesquisas, tanto na formação dos profissionais do ensino, como na atuação destes em sala de aula. Concluímos que tem havido grande influência do estetismo na cultura educacional dessa região e apontamos estratégias pedagógicas, culturais e políticas de superação. Sendo um fenômeno cultural, podemos inferir que ele não se limita aos professores e às ações dos alunos, nem somente à esfera das práticas de ensino. Ele está presente na cultura universitária, na educação básica e nos espaços de gestão desses diferentes níveis de ensino, bem como nas políticas públicas para a educação.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estética e ética em Kierkegaard: inferências para a cultura pedagógica do Sudeste Goiano . (2011). Educação E Pesquisa, 37(2), 293-306. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200006