O currículo do Curso Técnico em Agropecuária: subvertendo a concepção de grade curricular

Autores

  • Flávia Moreira Barroca de Barros Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Louise de Carvalho Fiúza Universidade Federal de Viçosa
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto Universidade Federal de Viçosa
  • José Ambrósio Ferreira Neto Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200011

Palavras-chave:

Currículos, Técnico em agropecuária, Ensino agrícola, Educação profissional

Resumo

Este artigo analisa os fatores que influenciaram a composição do currículo trabalhado no Curso Técnico em Agropecuária da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal ao longo de sua existência. Buscamos compreender a forma como se dão as modificações no currículo do curso, identificando as mudanças de temas trabalhados na formação do profissional, as fontes de influência das transformações ocorridas, os atores envolvidos, as demandas advindas da sociedade e, ainda, como as modificações curriculares são incorporadas na prática de ensino dos professores. Foi realizado um levantamento de dados primários e secundários. No levantamento dos dados primários, utilizamos documentos do Curso Técnico em Agropecuária do arquivo da escola e realizamos entrevistas com os professores do curso, identificando suas concepções sobre o contexto relativo ao processo de modificações do currículo. No levantamento de dados secundários, foi realizada pesquisa em bibliografia especializada e nos documentos legais da área da educação profissional. Podemos afirmar que a concepção teórica adotada neste trabalho - a qual concebe o currículo, primeiro, como uma configuração e não como algo dado, e, segundo, como um campo de forças dentro do qual os desequilíbrios entre os atores envolvidos em sua configuração estabelecem-se mediante a incontestabilidade da realidade - sustenta-se. Ou seja, não é possível nem que o Estado imponha leis que não possam ser operacionalizadas, nem que a escola desconheça as mudanças advindas da sociedade e do Estado, nem que a sociedade deixe de adequar-se a esses novos direcionamentos.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O currículo do Curso Técnico em Agropecuária: subvertendo a concepção de grade curricular . (2011). Educação E Pesquisa, 37(2), 375-388. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200011