80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate

Autores

  • Diana Gonçalves Vidal Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000007

Palavras-chave:

Política educacional, História da educação, Manifesto de 1932, Escola Nova, Pioneiros da educação, Educação pública

Resumo

O artigo, produzido no âmbito das comemorações dos 80 anos de publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, interroga-se sobre a atualidade dessa carta. Para tanto, explora as condições históricas de emergência do documento, os significados atribuídos à Escola Nova no Brasil na década de 1930 e as contendas ocorridas na arena educacional no período. Além disso, discorre sobre as especificidades do movimento escolanovista brasileiro, procurando demonstrar que a Escola Nova constituiu-se no país como uma fórmula, com significados múltiplos e distintas apropriações produzidas no entrelaçamento de três vertentes: a pedagógica, a ideológica e a política. No que tange ao primeiro aspecto, a indefinição das fronteiras conceituais permitiu que a expressão Escola Nova aglutinasse diferentes educadores, católicos e liberais, em torno de princípios pedagógicos do ensino ativo. No segundo caso, a fórmula ofereceu-se como meio para a transformação da sociedade, servindo às finalidades divergentes dos grupos em litígio. Já na terceira acepção, tornou-se bandeira política, sendo capturada como signo de renovação do sistema educacional pelo Manifesto e por seus signatários. Assim, o documento emergiu como parte do jogo político pela disputa do controle do Estado e de suas dinâmicas, e, portanto, como elemento de coesão de uma frente de educadores que, a despeito de suas diferenças, articulava-se em torno de alguns objetivos comuns, como laicidade, gratuidade e obrigatoriedade da educação. Ademais, ele também foi representante de um grupo de intelectuais que abraçava um mesmo projeto de nação, ainda que com divergências internas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

80 anos do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova: questões para debate. (2013). Educação E Pesquisa, 39(3), 577-588. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000007