Do pensamento abissal à ecologia de saberes na escola: reflexões sobre uma experiência de colaboração

Autores

  • Marco Túlio de Urzêda-Freitas Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000022

Palavras-chave:

Escolas regulares públicas, Ensino de línguas estrangeiras^i1^sing, Colaboração, Ecologia de saberes

Resumo

Neste trabalho, compartilho algumas reflexões a respeito da minha experiência de colaboração com uma professora de inglês da rede estadual de ensino em Goiânia-GO. A pesquisa teve por objetivo investigar os aspectos e desafios que permeiam a colaboração entre pesquisadores e professores. Para fundamentar as reflexões, busco respaldo em teorias que exploram: os aspectos e desafios da educação regular pública no Brasil; as condições de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, em especial, inglês, em escolas públicas; as políticas da formação de professores de línguas estrangeiras; a relação entre pesquisa/reflexão colaborativa e formação de professores; e, por fim, a disparidade que separa a universidade e a escola na produção de conhecimentos pedagógicos. O estudo se caracteriza como uma pesquisa colaborativa e emancipatória, uma vez que encoraja a produção colaborativa de saberes entre um pesquisador e uma professora. Por meio de um questionário, três sessões reflexivas e um diário de campo, foram selecionados dois aspectos principais para serem analisados: os entraves iniciais da colaboração entre os participantes e as reflexões que os participantes produziram na e por meio da ação colaborativa. A análise desses aspectos mostrou que a pesquisa colaborativa pode reduzir as linhas abissais que separam pesquisadores, enquanto articuladores da teoria, e professores em sua prática, abrindo espaço para uma ecologia de saberes na escola.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Do pensamento abissal à ecologia de saberes na escola: reflexões sobre uma experiência de colaboração . (2013). Educação E Pesquisa, 39(4), 843-858. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000022