O desenvolvimento da autocompreensão em posturas pedagógicas: explicitando o implícito entre os novos docentes

Autores

  • Carolina Guzmán-Valenzuela Universidad de Valparaíso
  • Ronald Barnett University of London

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400005

Palavras-chave:

Novos docentes, Práticas de ensino, Dificuldades implícitas e explícitas, Pesquisa qualitativa

Resumo

Em sua prática docente inicial, os professores universitários geralmente vivenciam dificuldades relacionadas a como promover a aprendizagem dos alunos (por exemplo, como planejar uma aula, usar os recursos pedagógicos e avaliar a aprendizagem). A maneira como os novos professores enfrentam e abordam essas dificuldades afeta a evolução de suas carreiras acadêmicas e o modo como eles usam diversos referenciais para refletir sobre suas práticas de ensino. Levando em conta que algumas dessas dificuldades ainda não são suficientemente compreendidas, este trabalho tem por objetivo analisá-las por meio de uma abordagem qualitativa. Para tanto, foram adotadas várias técnicas de coleta de dados e fontes (professores, estudantes e pesquisadora) ao longo de um ano letivo. Os resultados evidenciam as dificuldades explícitas reconhecidas pelos docentes em relação ao seu ensino. Além disso, os dados apontaram também para as dificuldades que permaneceram implícitas, sugerindo que elas podem ser particularmente resistentes à autocompreensão, pois estão relacionadas ao desejo interior dos docentes de ordem e previsibilidade em seu ensino. O artigo conclui sugerindo possíveis formas de melhorar tais pressupostos implícitos.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O desenvolvimento da autocompreensão em posturas pedagógicas: explicitando o implícito entre os novos docentes . (2013). Educação E Pesquisa, 39(4), 891-906. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000400005