v. 36 n. 2 (2010)

					Visualizar v. 36 n. 2 (2010)
Publicado: 2010-08-01

Editorial

  • Editorial

    Denise Trento Rebello de Souza, Martha Marandino
    437-444
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200001

Artigos

  • A escrita nas formas do trabalho docente

    Sandoval Nonato Gomes-Santos
    445-458
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200002
  • A dimensão criadora no trabalho docente: subsídios para a formação de professores alfabetizadores

    Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Marilene Proença Rebello de Souza
    459-474
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200003
  • Formação de educadores: uma perspectiva de educação de idosos em programas de EJA

    Denise Travassos Marques, Graziela Giusti Pachane
    475-490
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200004
  • O ensino e a aprendizagem da leitura nos primeiros anos da escolaridade em Timor-Leste

    Aicha Binte Umar Bassarewan, Simone Michelle Silvestre
    491-504
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200005
  • Escolarização no Brasil: articulando as perspectivas de gênero, raça e classe social

    Alceu Ravanello Ferraro
    505-526
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200006
  • Notas sobre o problema da explicação e da experiência no ensino da Filosofia

    Rodrigo Pelloso Gelamo
    527-538
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200007
  • A Educação Ambiental frente aos desafios apresentados pelos discursos contemporâneos sobre a natureza

    Marcos Reigota
    539-570
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200008
  • Rir das solenidades da origem: ou o inesperado da pesquisa em educação

    André Marcio Picanço Favacho
    555-570
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200009
  • Efeitos de sentido em discursos educacionais contemporâneos: a figura falaciosa da liberdade como promessa de redenção

    Paula Corrêa Henning, Cleber Gibbon Ratto
    571-584
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200010
  • Desencantamento do mundo e ética na ação pedagógica: reflexões a partir de Max Weber

    Alonso Bezerra de Carvalho
    585-598
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200011
  • O sentido da educação democrática: revisitando o conceito de experiência educativa em John Dewey

    Maria Luísa Branco
    599-610
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200012
  • Venezuela e ALBA: regionalismo contra-hegemônico e ensino superior para todos

    Thomas Muhr
    611-630
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200013

Tradução

  • A infância enquanto categoria estrutural

    Jens Qvortrup
    631-644
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200014