v. 41 (2015): Número Especial

Publicado: 2015-12-01

Editorial

  • Quarenta anos de um periódico em educação: celebração de uma longa trajetória (1975-2015)

    Teresa Cristina Rego, Denise Trento Rebello de Souza
    1119-1125
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220154100001

Importantes correntes de pesquisa etnográfica sobre educação: maiorias, minorias e migrações através das Américas

  • Apresentação

    Elsie Rockwell, Kathryn Anderson-Levitt
    1129-1135
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148880
  • Escuelas, familias y tramas sociourbanas: entrecruzamientos en contextos de diversidad y desigualdad social

    María Rosa Neufeld, Laura Santillán, Laura Cerletti
    1137-1151
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144876
  • Migração e educação: perspectivas socioculturais

    Lesley Bartlett, Diana Rodríguez, Gabrielle Oliveira
    1153-1171
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144891
  • Descobrindo o contemporâneo no tradicional: reavaliação do impacto das pedagogias indígena maia e ocidental moderna sobre a identidade e oSelf

    Sheryl Ann Ludwig, Margaret Diane LeCompte
    1173-1190
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144903
  • Práticas de letramento, antropologia linguística e desigualdade social: casos etnográficos e compromissos teóricos

    James Collins
    1191-1211
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144842
  • Etnografia e aprendizagem na prática: explorando caminhos a partir do futebol no Brasil

    Ana Maria R. Gomes, Eliene Lopes Faria
    1213-1228
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144867
  • Os jovens desafiam a comunidade: entre a esperança e a estigmatizaçãoI

    S. Nombuso Dlamini
    1229-1255
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144902
  • Más allá de la socialización y de la sociabilidad: jóvenes y bachillerato en México

    Eduardo Weiss
    1257-1272
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144889

Dossiê - Para onde caminham as atuais avaliações educacionais?

  • Apresentação

    José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia, Lisete Regina Gomes Arelaro, Luiz Carlos de Freitas
    1275-1281
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508148846
  • Autoavaliação como estratégia de resistência à avaliação externa ranqueadora

    Geisa do S. C. V. Mendes, João Caramelo, Lisete R. G. Arelaro, Manuela Terrasêca, Mara R. L. De Sordi, Sonia M. P. Kruppa
    1283-1298
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144828
  • Na contramão da lógica do controle em contextos de avaliação: por uma educação democrática e emancipatória

    Ana Maria Saul
    1299-1311
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143035
  • Recuo ao cientificismo, paradoxos da transparência e corrupção em educação

    Almerindo Janela Afonso
    1313-1326
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508145423
  • Promover a partir do interior: o papel do facilitador no apoio a formas dialógicas e reflexivas de auto-avaliação

    Anna Bondioli
    1327-1338
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142307
  • A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal

    Licínio C. Lima
    1339-1352
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142521
  • Tomar de empréstimo o sucesso finlandês no PISA? Algumas reflexões críticas, da perspectiva de quem faz este empréstimo

    Maija Salokangas, Jaakko Kauko
    1353-1366
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144214
  • Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate

    Adriana Bauer, Ocimar Munhoz Alavarse, Romualdo Portela de Oliveira
    1367-1384
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508144607

Dossiê - A escola: entre o reconhecimento, o mérito e a excelência

  • Apresentação

    Maria da Graça Jacintho Setton, Danilo Martuccelli
    1385-1391
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508
  • A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização

    Bernard Lahire
    1393-1404
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141651
  • A escolha e o reconhecimento pela educação: o caso de Antônio

    Maria da Graça Jacintho Setton
    1405-1418
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141720
  • Culturas de escola e celebração da excelência: cartografia das distinções em Portugal

    Leonor Lima Torres
    1419-1438
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142954
  • Trajetórias truncadas, trabalho e futuro: jovens fora de série na escola pública de ensino médio

    Paulo Cesar Rodrigues Carrano, Andreia Cidade Marinho, Viviane Netto Medeiros de Oliveira
    1439-1454
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143413
  • Transnacionalismo, juventude rural e a busca de reconhecimento

    Maria Zenaide Alves, Juarez Tarcísio Dayrell
    1455-1471
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143396
  • Una revolución neoliberal: la política educacional en Chile desde la dictadura militar

    Natalia Slachevsky Aguilera
    1473-1486
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141660
  • Entre a entrega e a renúncia: excelência acadêmica em escolas públicas chilenas de alta performance

    Maria Luísa Quaresma
    1487-1502
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141701
  • La escuela y la cuestión del mérito: reflexiones desde la experiencia chilena

    Kathya Araujo, Danilo Martuccelli
    1503-1520
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508141653

Dossiê - Estranhos... Abjetos... Cobiçados... Construídos: corpos, desejos e educação

  • Apresentação

    Anderson Ferrari
    1521-1526
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508143139
  • Pensar desde otro lugar, pensar lo impensable: hacia una pedagogía queer

    Gracia Trujillo
    1527-1540
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142550
  • Teoria em ato: o que pode e o que aprende um corpo?

    Cristian Poletti Mossi
    1541-1552
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142951
  • Esquadrinhando corpos abjetos: as homossexualidades nas redes de enunciações científicas

    Joanalira Corpes Magalhães, Paula Regina Costa Ribeiro
    1553-1568
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142513
  • Violências e direitos humanos em pesquisa com crianças

    Constantina Xavier Filha
    1569-1584
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022015082229
  • Gênero, sexualidade e idade: tramas heteronormativas nas práticas pedagógicas da educação física escolar

    Priscila Gomes Dornelles, Maria Cláudia Dal’Igna
    1585-1599
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201508142508

Entrevista

  • A autoavaliação pode fazer diferença na qualidade da educação: conversando com John MacBeath

    João Caramelo, Manuela Terrasêca, Sonia Maria Portella Kruppa
    1601-1615
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220154100002