A circulação de referências na revista Educar em Revista e o campo educacional brasileiro (2000-2010)

Autores

  • Jaime Cordeiro Universidade de São Paulo
  • Daniele de Moraes Fabbri Colégio Dante Alighieri
  • Jackson de Oliveira Souza Rede municipal de ensino de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188850

Palavras-chave:

Imprensa pedagógica, Campo educacional, Brasil

Resumo

O presente estudo examina os artigos publicados no período entre 2000 e 2010 por uma das principais revistas pedagógicas brasileiras, Educar em Revista, editada pelo Setor de Educação da UFPR. O objetivo é caracterizar o conjunto dos autores que publicam nesse periódico, suas afinidades e redes de relações, de modo a obter indícios que ajudem a configurar o atual estado do campo educacional brasileiro, cada vez mais caracterizado pela cultura da performatividade, fundada em uma intensa competição. A hipótese principal é a de que a investigação dos artigos publicados nos principais periódicos brasileiros pode oferecer elementos significativos para compreender a estruturação e a dinâmica do campo educacional na linha proposta por Bourdieu. No exame dos artigos foram mobilizados procedimentos metodológicos em que é dada uma atenção particular aos referentes externos presentes nos artigos. Também são recolhidas informações presentes nas suas referências bibliográficas, registrando-se livros, artigos de revista, teses e dissertações e outras fontes ali mencionadas. Isso completa-se pelo levantamento de informações biográficas e curriculares dos autores. No exame de Educar em Revista constatou-se uma mudança do perfil da publicação, já que ela apresentava, no intervalo entre 2000 e 2005, um forte caráter endógeno, o que foi corrigido nos últimos anos do período estudado, no sentido de maior adequação aos critérios de avaliação dos periódicos utilizados pela Capes. Percebe-se que tanto os editores quanto os autores que publicam na revista procuram se ajustar às novas características do campo, cada vez mais marcado pela performatividade e pela competição.

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Publicado

2019-09-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A circulação de referências na revista Educar em Revista e o campo educacional brasileiro (2000-2010). (2019). Educação E Pesquisa, 45, e188850. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945188850