Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática

Autores

  • Fabio Pinto de Arruda Faculdade de Tecnologia de Itaquera
  • Vanessa Dias Moretti Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945201768

Palavras-chave:

Teoria histórico-cultural, Aprendizagem, Pensamento teórico, Ensino técnico, Trabalho

Resumo

As condições de uma cultura do trabalho permeada por avanços técnicos e tecnológicos tendem a ser apropriadas pelas instituições de formação técnica como forma de legitimar a negação, ao trabalhador, de conhecimentos teóricos produzidos historicamente. Visando contribuir para a superação dessa realidade, a pesquisa relatada neste artigo teve por objetivo investigar o desenvolvimento do pensamento teórico de estudantes, de uma escola da rede privada de ensino técnico profissionalizante, durante a elaboração de projetos técnicos. A partir da teoria histórico-cultural, compreende-se que a superação de uma aprendizagem pautada somente nas representações e classificações dos objetos permite a apropriação de conhecimentos científicos essenciais ao desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes. Como procedimento metodológico, adotou-se o experimento formativo e a coleta de dados buscou acompanhar o movimento de aprendizagem dos estudantes por meio de registros de áudio e acesso às produções escritas em diferentes momentos do processo de elaboração de projetos. A análise dos dados se deu por meio de três isolados: a realidade, a contradição e a consciência. As conclusões revelam que a organização do ensino de projetos e a orientação do professor em um curso técnico profissional podem vir a potencializar o pensar teórico com vistas a uma formação integral dos sujeitos que tome o trabalho como princípio ontológico na organização do ensino ao possibilitar ao estudante o contato com a realidade, oportunidades de reflexão frente às contradições e à tomada de consciência sobre o objeto de estudo em meio aos caminhos das soluções práticas e teóricas do problema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-09-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Desenvolvimento do pensamento teórico na educação profissional: em busca da superação dialética da prática. (2019). Educação E Pesquisa, 45, e201768. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945201768