Reconhecer os alunos para reinventar a escola: da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000200004Palavras-chave:
Aprendizagem, Mediações didácticas, Pedagogia da comunicaçãoResumo
O Movimento da Escola Moderna Portuguesa - MEM - constitui- se, neste artigo, como um objecto de reflexão teórica cuja pertinência deriva da necessidade de se reflectir, por meio desse movimento, os propósitos, as reivindicações e os sentidos dos projectos de mediação curricular e didáctica de todos aqueles que reivindicam, de forma explícita, o seu distanciamento conceptual e praxeológico face ao campo das pedagogias da instrução. É tendo em vista esse propósito que se começa por identificar os eixos estruturantes do campo das pedagogias da aprendizagem a partir da leitura das obras de alguns dos pedagogos mais emblemáticos do Movimento da Educação Nova, confrontando-os, posteriormente, com o legado pedagógico do MEM, de forma a poderem interpelar-se, num primeiro momento, as zonas de luz e de sombra que atravessam, hoje, os discursos pedagógicos, curriculares e didácticos que reivindicam a sua pertença ao campo atrás referenciado e, num segundo momento, a reflectir-se sobre as respostas que no seio do MEM se foram construindo, de forma a cumprirem-se os desígnios de um projecto educacional que se caracteriza por valorizar os alunos como interlocutores e produtores de cultura.Downloads
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Publicado
2009-08-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Reconhecer os alunos para reinventar a escola: da afirmação de uma necessidade aos equívocos de um desejo . (2009). Educação E Pesquisa, 35(2), 265-285. https://doi.org/10.1590/S1517-97022009000200004