A matemática no periódico pedagógico Unsere Schule

Autores

  • Malcus Cassiano Kuhn Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
  • Arno Bayer Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711164384

Palavras-chave:

História da educação, Matemática, Periódico pedagógico, Escolas paroquiais luteranas gaúchas

Resumo

O artigo analisa as edições do periódico pedagógico Unsere Schule, com ênfase no discurso matemático veiculado por meio dos textos, imagens e enunciados, suas intencionalidades e abordagens. Como o tema se insere na história da educação matemática no Rio Grande do Sul, este estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise das onze edições do periódico Unsere Schule, editado pela Igreja Luterana, em alemão, para suas escolas paroquiais, no período de agosto de 1933 a outubro de 1935. Em 1900, o Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, hoje Igreja Evangélica Luterana do Brasil, iniciou missão nas colônias alemãs gaúchas, fundando congregações religiosas e escolas paroquiais. Tais escolas integravam um projeto missionário e comunitário que buscava ensinar a língua materna, a matemática, valores culturais, sociais e, principalmente, religiosos. Em sua totalidade de 164 páginas, o periódico Unsere Schule traz contribuições para as escolas paroquiais luteranas gaúchas por meio de textos bíblicos, informações e artigos pedagógicos em diferentes áreas do conhecimento. O periódico Unsere Schule apresenta orientações didáticas para o ensino da matemática com emprego do método intuitivo, faz divulgação de livros de aritmética e publica artigos pedagógicos para o ensino prático da geometria e de unidades de medida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A matemática no periódico pedagógico Unsere Schule. (2018). Educação E Pesquisa, 44, e164384. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201711164384