A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva

Autores

  • Débora Dainez Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Luiza Bustamante Smolka Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187853

Palavras-chave:

Desenvolvimento humano, Educação especial, Educação inclusiva, Escola pública

Resumo

O objetivo do presente estudo é problematizar a função social da escola no contexto das políticas de educação inclusiva, com base em um trabalho investigativo a respeito das práticas educativas e do processo de escolarização de dois alunos com deficiência, intelectual e múltipla. As discussões ancoram-se nas contribuições teórico-metodológicas da psicologia histórico-cultural que parte do pressuposto da natureza social do desenvolvimento humano e do papel da educação escolar no processo de constituição humana. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal do ensino fundamental de uma cidade do estado de São Paulo. Os registros em diário de campo e as videogravações do cotidiano da escola constituíram o material empírico para a análise, fornecendo elementos para se questionar os objetivos da educação escolar circunscritos ou restritos à socialização e ao trabalho de estimulação referentes aos alunos com deficiência. A análise destaca os modos e as possibilidades de participação dos alunos nas práticas educacionais e evidencia o desafio da escola em considerar as especificidades, tendo em vista as possibilidades de ensino-aprendizagem. Ao destacar o princípio da significação na elaboração histórica do conhecimento e ressaltando as diversas formas e condições de apropriação da cultura, o estudo aponta para a premência de se reconsiderar a função social da escola, de maneira a ampliar as possibilidades de conhecimento e desenvolvimento humano.

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Publicado

2019-04-30

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Especial

Como Citar

A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. (2019). Educação E Pesquisa, 45, e187853. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945187853