Aprendizagem de estudantes do ensino técnico brasileiro: motivos, investimento e satisfação

Autores

  • Marisa Aghetoni Fontes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • António Manuel Duarte Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945192610

Palavras-chave:

Motivação para a aprendizagem, Motivação do estudante, Ensino técnico

Resumo

O estudo exploratório e qualitativo do qual este artigo faz um recorte teve como objetivo caracterizar a motivação para a aprendizagem de estudantes do ensino médio técnico brasileiro, no enquadramento da teoria Students’ Approaches to Learning (SAL). Participaram 20 estudantes com idades entre 16 e 18 anos, que cursavam, em 2014, o primeiro ano do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Rio de Janeiro, os quais foram inquiridos sobre as suas orientações motivacionais para a aprendizagem. Para a recolha dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com base em um roteiro orientado para várias dimensões da orientação motivacional, nas quais este artigo incide: Intenção (motivos pessoais da aprendizagem), Investimento (quantidade de energia normalmente empregada na aprendizagem) e Satisfação (grau usual de satisfação com a aprendizagem). As respostas às entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo temática. Os resultados são consistentes com a imagem sobre a variação da orientação motivacional dos estudantes para a aprendizagem em geral, fornecida pela teoria SAL, ou seja, motivação instrumental, motivação intrínseca e motivação de realização. Apresenta, porém, alguma especificidade e novidade, revelada pelo aparecimento de novas subvariantes dessas orientações, assim como de um padrão degradado de motivação. Os resultados são discutidos à luz das características dos estudantes inquiridos e das particularidades do ensino técnico brasileiro.

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Publicado

2019-09-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aprendizagem de estudantes do ensino técnico brasileiro: motivos, investimento e satisfação. (2019). Educação E Pesquisa, 45, e192610. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945192610