Um Brasil em movimento: a Marcha para o Oeste

  • Thays Fregolent de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

A presente resenha se propõe a compreender a totalidade da obra 'O Estado Novo em Marcha para o Oeste' de Elizabeth Canecelli. O livro insere a autora no debate sobre a compreensão das estratégias políticas elaboradas pelo Estado no pós-1930. Nesse sentido, serão explorados temas relativos à busca de um caráter nacional, a figura de Getúlio Vargas e seu principal projeto político: a Campanha da Marcha para o Oeste. Com forte apelo ideológico nacionalista a Marcha é encarada como uma espécie de síntese do pensamento varguista. A obra, portanto, debate com a historiografia acadêmica das últimas décadas que consagrou o ditador como principal agente da modernização e como provedor da população brasileira. Assim sendo, a autora elucida como Getúlio Vargas deu novo significado para as fronteiras do Brasil a partir do conjunto do discuso e da ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays Fregolent de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Graduação em História em andamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC-SP). Possui interesse pela História do Brasil, História indígena e História intelectual. Tem pesquisa de iniciação científica em andamento referente ao período do Brasil República permeando a questão indígena.

Referências

CANCELLI, Elizabeth. O Estado Novo em Marcha para o Oeste. Curitiba: Editora CRV, 2017.

Publicado
2018-11-30
Como Citar
Almeida, T. (2018). Um Brasil em movimento: a Marcha para o Oeste. Epígrafe, 6(6), 337-345. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v6i6p337-345
Seção
Resenhas