Aspectos da Representação Feminina na História da Arte

Autores

  • Paola Sayuri Prado Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v5i5p11-26

Palavras-chave:

dominação, relações de gênero, História da Arte, pintura

Resumo

Nossa proposta é tratar sobre alguns temas que abordam questões de gênero a partir de uma óptica voltada aos modos de atuação da mulher na História da Arte. Nesse contexto, a dominação sobre uma minoria aparece de forma atípica: aqui, a figura feminina, subjugada, é exaltada por seu dominador; ela é insumo e parte fundamental para a consolidação de vertentes artísticas diversas, mas a sua atuação é predominantemente passiva. Seguindo por esse caminho, observaremos algumas ideias propostas pelo crítico de Arte John Berger, nas quais o autor versa sobre a existência de uma distinção na presença social e comportamental entre homens e mulheres. Essa distinção, construída socialmente durante eras, se configura com o respaldo na ideia de que as mulheres devem ser submetidas à tutela do homem e que essa deve ser a parte essencial do universo feminino. Como uma reprodução desse pensamento, a mulher, tema principal da pintura a óleo europeia, é retratada como um reflexo das supostas relações de supremacia entre os sexos: ela posa para o homem observador como se estivesse pronta para estar sob sua tutela, exaltando a sexualidade masculina e camuflando a sua para melhor servi-lo. Interessa-nos também apresentar, brevemente, intervenções das Guerrilla Girls e da atuação das sufragistas por trás de “Elementos de Beleza”; dois grupos formados por mulheres que, apesar de atuarem em épocas e de formas distintas, exemplificam a mobilização feminina gerada como uma forma de reação ao establishment artístico abordado por Berger.

 

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Referências

BERGER, J. Modos de ver. Trad. L. Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

ZACAGNINI, Carla. Elements of beauty. Catálogo de exposição, 2012.

DUBY, George. Imagens da Mulher. In: DUBY, George; PERROT, Michelle

(Orgs.). Imagens da mulher. Lisboa: Afrontamento, 1992. p.8-33.

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Publicado

2018-05-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Prado, P. S. (2018). Aspectos da Representação Feminina na História da Arte. Epígrafe, 5(5), 11-26. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v5i5p11-26