A vivência ético-política-afetiva na comunidade.

Autores

  • Fátima Maria Araújo Bertini Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.84029

Palavras-chave:

comunidade, ética, afeto, política, Espinosa.

Resumo

O presente artigo propõe refletir sobre a vivência ético-política-afetiva na comunidade. Discute-se três pontos principais: 1. Como se dá a ética, a política e os afetos em uma comunidade a partir da Filosofia de Espinosa. 2. Partindo-se da compreensão da dinâmica dos afetos como se pode compreender a liberdade e a servidão na vivência comunitária. Como a comunidade age ou não de tal forma que a liberdade ou a servidão, respectivamente, passam a ser  vivenciadas no ambiente comunitário? O que poderá favorecer a liberdade ou a servidão? 3. Proposta de uma ação compartilhada dos profissionais. O objetivo dessa análise é revisitar a reflexão sobre ética, política e afetos na comunidade e, a partir de Baruch de Espinosa, proporcionar uma análise que reatualize o que seja comunidade na perspectiva essa revisitação. O conceito de comunidade que esse artigo se refere diz respeito ao conjunto de pessoas que convivem no mesmo território ou no mesmo bairro e que, no quotidiano, vivenciam diversas experiências. Tem-se como reflexões principais que, mediante a compreensão da dinâmica instável dos afetos, os profissionais que ‘atuam’ em comunidades, poderão ter uma visão mais ampla sobre suas práticas e se as mesmas fomentam ou aumentam estados de servidão ou se, ao contrário, contribuem para a liberdade da comunidade e dos indivíduos.     

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fátima Maria Araújo Bertini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

    Doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) em cotutela com a Universidade de Lisboa – Doutorado em Filosofia Moderna.

Referências

CHAUÍ, M. Espinosa: uma filosofia da liberdade. São Paulo: Moderna, 1995.

ESPINOSA, B. Tratado Político. Tradução, introdução e notas de Diogo Pires Aurélio. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2009.

________ Ética. Edição Bilíngue Latim-Português. Tradução de Tomaz Tadeu. 3ª

Edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

FERREIRA, R. M.L. Considerações sobre o Deus de Spinoza: o itinerário da Substância a Deus. In: A.A.V, Ao Encontro da Palavra. Homenagem a M. Antunes. Lisboa, Faculdade de Letras, 1986.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A vivência ético-política-afetiva na comunidade. (2015). Cadernos Espinosanos, 31, 81-88. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.84029