Verdade, expressão e contingência em Leibniz

Autores

  • Chaianne Maria Faria Universidade de São Paulo,

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.87688

Palavras-chave:

noção completa, contingência, infinito, expressão, verdade, substância

Resumo

O trabalho pretende abordar as relações entre a doutrina coerentista da verdade tal como concebida por Leibniz e os limites que esta aparentemente impõe à possibilidade de se dizerem contingentes os eventos que têm lugar no universo e o próprio mundo enquanto sistema geral de fenômenos. Nosso principal objetivo será analisar como é possível compatibilizar esses dois aspectos capitais da filosofia leibniziana a partir da teoria da expressão, uma vez que precisamente nesta teoria reside a principal condição de constituição das noções completas às quais inerem os acontecimentos, e, por conseguinte, o mundo. Com efeito, muito embora seja tributária da concepção de verdade como inclusão, a teoria dos conceitos individuais completos não se deixa explicar exaustivamente pela doutrina coerentista, uma vez que a própria completude de tais conceitos depende de sua pertença a um conjunto de compossíveis em relação aos quais mantém uma série de relações de expressão. E é precisamente dessas relações de entre-expressão que acreditamos derivar a infinidade de circunstâncias integrantes das noções individuais, as quais tornam esses seres inexplicáveis em termos estritamente lógicos, e as quais, portanto, são a raiz da natureza contingente da maior parte das predicações relativas a indivíduos

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Chaianne Maria Faria, Universidade de São Paulo,
    Departamento de Filosofia da FFLCH/USP, área História da Filosofia Moderna, com ênfase no pensamento leibniziano.

Referências

. Leibniz, G.W. Discurso de Metasífica e outros textos, São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Sobre a liberdade, in Recherches générales sur l'analyse des notions et des vérités - 24 Théses metaphysiques et autres textes logiques et métaphysiques. ÉPIMETHÉ, Paris, PUF.

Sobre a Contingência, IDEM.

A natureza da verdade, in Escritos Filosóficos, edição de Ezequiel de Olaso, Buenos Aires: Editorial Charcas, 1982.

Ensaios de Teodiceia - sobre a bondade de Deus, a liberdade do homem e a origem do mal. Editora Estação Liberdade: São Paulo, 2013.

Correspondência com Arnauld, Buenos Aires: Editorial Losada, S.A., 1946.

Correspondência com Clarke, Edição da coleçao Os Pensadores: São Paulo, 1979.

Da origem primeira das coisas, IDEM.

Bibliografia secundária

Cardoso, A. Leibniz segundo a expressão. Lisboa: Edições Colibri, 1992

Couto Filho, J., 2005, Leibniz e o labirinto do contínuo. São Paulo. Tese de Doutorado em História da Filosofia Moderna. Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Couturat, L. La Logique de Leibniz, Paris, Hildesheim, G Olms, 1961.

Deleuze, G. A Dobra: Leibniz e o barroco, RiRio de Janeiro, Editora Papirus, 2013.

Frémont, C. Singularités, individus et rélations dans le systéme de Leibniz. Paris, Vrin, 2003.

Hirata, C., 2012. Leibniz e Hobbes: causalidade e princípio de razão suficiente. São Paulo, 232 páginas. Tese de Doutorado em História da Filosofia Moderna. Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de Filosofia.

Lacerda, T., 2005, A expressão em Leibniz, São Paulo, 227 páginas. Tese de Doutorado em História da Filosofia Moderna. Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.

Marques, E., 2012, A singularidade como raiz da contingência em Leibniz: considerações críticas acerca da solução de Couturat para o problema da contingência em Leibniz. Analytica, Rio de Janeiro, vol. 16 n. 1, pp. 119-131.

Mendonça, M., 2005, Os sentidos da necessidade em Leibniz. Doispontos: Curitiba, São Carlos, vol. 2, pp. 53-82.

Moura, C. A. R. 2000, Contingência e Infinito. Cadernos de História da Filosofia, Campinas, Série 3, vol. 10, n. 1, pp. 31-53.

Rauzy, J-B. La doctrinne leibnizienne de la vérité - Aspects logiques et ontologiques. Paris, Vrin, 2001.

Santos, L.H.L., 1998, Leibniz e os futuros contingentes, Analytica, Rio de Janeiro, n. 2, pp. 91-121.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Faria, C. M. (2015). Verdade, expressão e contingência em Leibniz. Cadernos Espinosanos, 31, 117-135. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.87688