Foco e Escopo

Publicação semestral on-line do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP, a revista Estudos Semióticos veicula trabalhos da área de Semiótica, bem como dos campos limítrofes, dirigidos à comunidade dos pesquisadores. A revista, criada em 2005, foi o primeiro periódico on-line a surgir nos cursos de Letras da Universidade de São Paulo.

Podem ser propostos trabalhos que se enquadrem na área da Semiótica ou em domínios conexos que lidem com os signos, os textos, os discursos e as práticas sociais produtoras de sentido, desde que sejam inéditos e dialoguem com as teorias semióticas. Admitem-se trabalhos em português, francês, inglês, espanhol e italiano.

Serão aceitos, em fluxo contínuo, artigos e resenhas de profissionais da área, de pós-graduandos e pós-graduados.

Quanto aos graduandos e graduados, destes serão aceitos somente trabalhos na forma de artigos, que, se aprovados, serão publicados na seção GRADUS, criada em 2010 especificamente para esse fim.

Todos os artigos e resenhas são submetidos ao processo de avaliação por membros da Comissão Editorial, assegurado o anonimato, tanto dos proponentes, quanto dos pareceristas. São acolhidas apenas as resenhas de livros que tenham sido publicados no Brasil nos dois últimos anos e, no exterior, nos quatro últimos anos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Estudos Semióticos emprega o método da dupla avaliação anônima pelos pares (double blind peer review), amplamente adotado pelos periódicos científicos no mundo todo.

Lembramos que o autor não deve colocar seu nome ou biografia na primeira versão do artigo submetido para avaliação da revista.

Todos os trabalhos, contanto que recebidos de acordo com as normas, serão submetidos em versão anônima à avaliação, igualmente anônima, de dois pareceristas, membros do Comitê de Leitura, que serão assessorados, quando necessário, por pareceristas ad hoc. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso. A decisão final sobre a publicação dos artigos e resenhas de cada número compete aos editores responsáveis e seus adjuntos. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. Dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Periodicidade

Revista semestral - julho e dezembro.

A revista adota a periodicidade semestral, o que significa que as contribuições aprovadas poderão ser publicadas no primeiro ou no segundo semestre do ano em questão. Em função disso, a Comissão Editorial da revista, a cada temporada, levará em consideração as datas de recebimento dos trabalhos como critério determinante para a sua publicação em um dos dois números anuais.

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que oferecer gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do saber. Nenhuma taxa em dinheiro é cobrada dos autores para a submissão ou a publicação dos artigos.

Política de ética

A Estudos Semióticos subscreve as recomendações do Código de Boas Práticas Científicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Nossas práticas editoriais orientam-se pelos princípios da transparência, da isenção, do sigilo, do respeito à diversidade e do combate à falsificação, à pirataria e ao plágio, como previsto no Code of Conduct for Journal Editors, do Committee on Publication Ethics (COPE), e no White Paper on Publication Ethics, do Council of Science Editors (CSE).

Política de uso de software livre

Toda a produção técnica da revista Estudos Semióticos, desde o processamento dos originais até a elaboração e atualização das páginas OJS, faz uso de software livre (gratuito) e de código aberto. Fazemos essa opção em nome dos princípios da inclusão digital, da continuidade das normas e da acessibilidade a médio e longo prazo do material publicado.

Fontes de Apoio

Apoio institucional

Histórico do periódico

Editores convidados dos números especiais

2018

Vol. 14, n. 1 - edição especial em homenagem ao centenário de A. J. Greimas - parte II

Editores convidados: Waldir Beividas (Universidade de São Paulo, Brasil) e Eliane Soares de Lima (Universidade Federal do ABC, Brasil)

 

2017

Vol. 13, n. 2 - edição especial em homenagem ao centenário de A. J. Greimas - parte I

Editores convidados: Waldir Beividas (Universidade de São Paulo, Brasil) e Eliane Soares de Lima (Universidade Federal do ABC, Brasil)

 

2017

Vol. 13, número especial AJCS

Editoras convidadas: Valeria de Luca (Université Lyon 2 Lumière) e Carolina Lindenberg Lemos (Universidade Federal do Ceará, Brasil)

 

2015

Vol. 11, n. 3 - Dossiê especial Groupe μ

Ediroras convidadas: Elizabeth Harkot de La Taille (Universidade de São Paulo, Brasil) e Adriana Zavaglia (Universidade de São Paulo, Brasil)


Editores responsáveis anteriores

Do n. 1 (2005) ao n. 4 (2008): Peter Dietrich (Centro Universitário UniSant'Anna, São Paulo, Brasil)

Do Vol. 5, n.1 (2009) ao Vol. 8, n. 2 (2012): Francisco Elias Simão Merçon (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre, Brasil) e Mariana Luz Pessoa de Barros (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)


Editores adjuntos anteriores

Do Vol. 9, n. 1 (2013) ao Vol. 14, n. 2 (2017): Daniela Nery Bracchi (Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, Brasil)


Editores convidados dos volumes 8 e 9 (2012 e 2013)

Carolina Tomasi (Universidade de São Paulo, Brasil) e Conrado Moreira Mendes (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil)