Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, não está sendo avaliada para publicação por outra revista e tampouco foi publicada (texto completo) em anais de evento. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão não contém identificação de autoria.
  • O arquivo contém Resumo e Abstract (entre 100 e 200 palavras), bem como Palavras-chave e Keywords (de 3 a 5).
  • O texto segue as normas de formatação descritas em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.docx ou .doc).
  • O registro ORCiD do(s) autor(es) foi informado no momento do cadastro.
  • Está sendo respeitado o intervalo de um ano entre esta submissão e uma publicação anterior na Estudos Semióticos (norma válida para autores que já publicaram na revista).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.

Diretrizes para Autores

Admitem-se apenas trabalhos enviados pela plataforma virtual da revista nos idiomas português, francês, inglês, espanhol e italiano.

Os artigos devem ter a extensão mínima de 25.000 e máxima de 50.000 caracteres incluindo espaços (mais anexos, opcionalmente). 

As resenhas devem ter de 10.000 a 20.000 caracteres incluindo espaços e devem seguir as mesmas normas de formatação dos artigos, com a exceção de não terem nem resumo nem palavras-chave. As resenhas devem ser sobre livros publicados no máximo há 4 anos no exterior, ou no máximo há 2 anos para livros publicados no Brasil.

ADVERTÊNCIAS:

1. Lembramos que o autor NÃO deve pôr seu nome ou biografia na versão do artigo submetido para avaliação da revista. Textos enviados com identificação serão devolvidos.

2. Textos completos já publicados em anais de eventos NÃO são aceitos para publicação.

3. Quando um colaborador tiver um artigo publicado em determinada edição, não poderá concorrer a nova publicação no ano seguinte. Por exemplo: um autor publicado pela revista em um dos números de 2019 só poderá submeter novo artigo em 2021. Essa regra não se aplica aos trabalhos incluídos, a convite da redação do periódico, em dossiês especiais.

4. Em caso de publicação coletiva, serão aceitos até o máximo de 4 autores por artigo.

  

APRESENTAÇÃO DO ARTIGO:

Configurações Gerais

1. O texto, incluindo as Referências, deve ter extensão mínima de 25.000 e máxima de 50.000 caracteres incluindo espaços (mais anexos, opcionalmente).

2. Margens (superior e inferior): 2,5 cm. Fonte: Times New Roman, corpo 12 (e 11 para citações destacadas). Espaçamento interlinhas: 1,5.

3. O texto deve ser apresentado na seguinte ordem: título do artigo em português, usando negrito e somente a primeira letra em maiúscula, seguido de Resumo e Palavras-chave (com esses termos em negrito e somente a primeira letra em maiúscula); na sequência, título do artigo em inglês, obrigatoriamente, mais Abstract e Keywords; seguidos do corpo do artigo, das referências bibliográficas e, se for o caso, de anexo. Resumo e Abstract entre 100 e 200 palavras. Palavras-chave e keywords, de 3 a 5, em minúsculas, separadas por ponto-e-vírgula.

4. Título das seções e subseções sem adentramento, em negrito, numerado, com inicial maiúscula somente na primeira palavra. Deixar uma linha em branco antes e depois de cada seção do artigo e entre texto e citações que ultrapassem 3 linhas.

5. Citações com mais de três linhas: adentramento 4 cm.

6. Quando usar qualquer tipo de ilustração (tabelas, gráficos, esquemas, imagens etc), estes devem vir acompanhados de legenda (acima da ilustração, em corpo 10) e indicação da fonte (abaixo da ilustração, em corpo 10), mesmo que se trate de "elaboração própria" (Exemplo: Figura 1: Quadrado semiótico. / Fonte: Greimas; Courtés, 2008, p. 401. Ou: Elaboração própria). Também devem estar referidos, no corpo do artigo, da seguinte maneira: (ver Figura 1) ou (ver Tabela 1) etc. 

7. Não utilize, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Forneça sempre a referência completa, incluindo ano da obra, sobrenome do autor (Somente com a primeira letra em maiúscula) e número da página. Exemplo: (Caliandro, 2009, p. 2).

8. Todas as citações de textos estrangeiros devem aparecer no corpo do texto traduzidas para o português, com o trecho original em nota de rodapé. Usar, sempre que possível, as traduções já existentes.

9. Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al. Exemplo: (França et al., 2007, p. 205)

10. As notas deverão ser inseridas no rodapé da página em corpo 10.

11. Usar somente itálico para realce de palavras e títulos de obras (no corpo do texto e nas referências bibliográficas). Títulos de artigos ou capítulos de livros devem ser indicados entre aspas somente no corpo de texto; nas referências, devem aparecer sem aspas ou qualquer tipo de realce.

12. Referências: a expressão Referências em negrito, sem adentramento, na segunda linha após o final do texto (antes dos anexos, se houver), somente com a primeira letra em maiúscula. As indicações bibliográficas devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples e sem espaço entre as referências. Não abreviar o nome do autor. Se houver mais de uma obra do mesmo autor, inserir novamente o nome completo na indicação seguinte. Para o último sobrenome, usar maiúsculas e não versalete. Havendo mais de uma obra do mesmo autor no mesmo ano, distinguir utilizando a, b, c... imediatamente após a data. Exemplo: 

ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva.  Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011a.

ZILBERBERG, Claude. Des formes de vie aux valeurs. Paris: PUF, 2011b. 

  

* Apenas no momento de preencher o formulário de submissão do texto devem ser informados: o(s) nome(s) completo(s) do(s) autor(es), na ordem direta, com letras maiúsculas apenas para as iniciais (exemplo: "João Paulo de Sousa"), e uma bionote com a filiação (titulação máxima, instituição de origem por extenso, cidade e estado), o endereço eletrônico para correspondência e o registro ORCiD. Exemplo: Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Bahia. Salvador-BA, Brasil. Endereço eletrônico: exemplo@provedor.com . ORCiD: 0000-0000-0000-0000.   

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.