Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos Semióticos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Admitem-se apenas trabalhos enviados pela plataforma virtual da revista nos idiomas português, francês, inglês, espanhol e italiano. Os artigos devem ter a extensão mínima de 10 e máxima de 20 páginas de texto (mais 3 de anexo opcional).

Lembramos que o autor não deve colocar seu nome ou biografia na primeira versão do artigo submetido para avaliação da revista.

Quando um colaborador tiver um artigo publicado em determinada edição, não poderá concorrer a nova publicação no ano seguinte. Por exemplo: um autor publicado pela revista em um dos números de 2018 só poderá submeter novo artigo em 2020. Essa regra não se aplica aos trabalhos incluídos, a convite da redação do periódico, em dossiês especiais.

As resenhas devem ter entre 5 e 10 páginas e devem seguir as mesmas normas de formatação dos artigos, com a exceção de não terem nem resumo nem palavras-chave. As resenhas devem ser sobre livros publicados no máximo há 4 anos no exterior, ou no máximo há 2 anos para livros publicados no Brasil.

Em caso de publicação coletiva, serão aceitos até o máximo de 4 autores por artigo.

Caso haja figuras, tabelas, gráficos, esquemas, diagramas etc., estes devem ser inseridos antes ou depois do parágrafo em que forem comentados e devem ser indicados, no corpo do artigo, da seguinte maneira: (ver Figura 1) ou (ver Tabela 1) etc. Exemplo: “No livro O difícil caminho de Siegfried a Brunhilde, 1977, série de fotografias, por vezes retocadas com a pintura, sobre os trilhos das estradas de ferro inutilizados, sobre os quais Kiefer produzirá também um quadro homônimo em 1991 (ver Figura 1), o autor cita as figuras da epopeia medieval [...]”.

Não utilize, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Forneça sempre a referência completa, incluindo Ano da Obra, Sobrenome do Autor e Número de Página. Ex: (Caliandro, 2009, p. 2).

 

Configurações Gerais

Página, fonte, espaçamento etc.

1. Configurar a página da seguinte maneira: tamanho do papel: A4 (21,0 x 29,7 cm); margens: superior e inferior: 2,5 cm; direita: 3,0 cm, esquerda: 3,0 cm; medianiz: 0 cm; cabeçalho e rodapé: 1,27 cm.

2. Tipo de letra: Times New Roman, tamanho 12.

3. Espaçamento: espaço simples entre linhas e parágrafos; deixar uma linha em branco antes e depois de cada seção do artigo entre texto e citações que ultrapassem 3 linhas.

4. Adentramento: parágrafos, exemplos, citações: um toque na tecla TAB (Tabulação 1,27 cm).

5. Quando usar tabelas, gráficos, esquemas, imagens ou qualquer outro tipo de ilustração, estes não podem em hipótese alguma ultrapassar a mancha da página.

 

Apresentação do artigo

Primeira página

Título, Nome do Autor, Resumo

6. O texto deve ser apresentado na seguinte sequência: título do Artigo (em português), nome(s) do(s) autor(es), resumo,

palavras-chave, título do Artigo em língua estrangeira (inglês ou

francês), abstract, keywords, corpo do artigo, referências

bibliográficas e, se for o caso, Anexo.

6.1 Título: centralizado, em maiúsculas, negrito, na primeira linha da primeira página.

6.2 Nome do autor: nome completo na ordem direta, na segunda linha abaixo do título, à direita, seguido do nome completo da Instituição de filiação, entre parênteses. Letras maiúsculas apenas para as iniciais e para o sobrenome principal.

6.3 Resumo: a palavra RESUMO em maiúsculas, seguida de dois pontos, na terceira linha abaixo do nome do autor, à esquerda, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do resumo, entre 200 e 300 palavras.

 

Palavras-Chave, Título Líng. Estrang., Abstract, Keywords

6.4 Palavras-chave: a expressão PALAVRAS-CHAVE em maiúsculas, seguida de dois pontos, na segunda linha abaixo do resumo. Utilizar entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

6.5 Título em língua estrangeira (inglês ou francês): centralizado, em maiúsculas, negrito, na segunda linha abaixo das Palavras-chave.

6.6 Resumo em língua estrangeira: a palavra ABSTRACT/RÉSUMÉ em maiúsculas, seguida de dois pontos, na segunda linha abaixo do Título em língua estrangeira, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do abstract, entre 200 e 300 palavras em itálico.

 

6.7 Palavras-chave em língua estrangeira: a expressão

KEYWORDS/MOTS-CLÉS em maiúsculas, seguida de dois pontos, na segunda linha abaixo do abstract e duas linhas acima do início do texto. Utilizar entre 3 e 5 keywords, em itálico, separadas por ponto e vírgula.

+ OBS: os resumos em língua estrangeira podem ser em Francês (RÉSUMÉ e MOTS-CLÉS).

 

Corpo do artigo

Seções e Subseções, Notas

6.8 Seções e subseções: sem adentramento, negrito, numerados em número arábico (por exemplo: 1. Introdução 2. Fundamentação teórica etc.) apenas a primeira letra de cada seção deve ser maiúscula.

6.9 Notas: as notas deverão ser inseridas no pé da página, em número arábico.

 

Referências Bibliográficas

6.10 Referências bibliográficas: a expressão REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS em letras MAIÚSCULAS, sem adentramento, na segunda linha após o final do texto (antes dos anexos se houver). A primeira entrada deve vir na segunda linha abaixo da expressão REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

As referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem

numeração, sem espaço entre as referências. Se houver mais de uma obra do mesmo autor, inserir novamente o nome do autor. Havendo mais de uma obra do mesmo autor no mesmo ano, distinguir utilizando uma letra — a, b, c... — imediatamente após a data. Exemplo: ZILBERBERG, Claude. Eléments de grammaire tensive. Limoges: PULIM, 2006a.

ZILBERBERG, Claude. Síntese de gramática tensiva. Significação:

revista brasileira de semiótica. São Paulo, Annablume, n. 70, p.

111–143, outono, 2006b.

+ Atenção

Não abreviar o nome do autor.

 

Anexo: a expressão ANEXO em letras maiúsculas, sem adentramento, na segunda linha após o final do texto (das REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS). A primeira entrada deve vir na segunda linha abaixo da expressão ANEXO. As figuras e tabelas de transcrição devem ser numeradas, e as legendas devem ser colocadas logo abaixo da figura ou tabela, com alinhamento à direita.

+ Atenção

O anexo pode ter no máximo 3 páginas.

 

Uso de recursos tipográficos como meio de realce

7. Itálico, negrito e “aspas”

7.1 Itálico: O recurso tipográfico itálico deve ser utilizado em três situações distintas: para destacar palavras de língua estrangeira, em citação de títulos de obras no corpo do texto, para ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.

7.2 Negrito: A revista recomenda evitar o recurso tipográfico negrito.

7.3 Aspas: As aspas devem ser empregadas, no corpo do texto, para citações de trechos de obras e também citações de títulos de capítulos, artigos, canções, enfim, partes de obras. Ex. Em “A banda”, de Chico Buarque...

 

Citações

Citação indireta

8. Citações indireta, direta, e direta com mais de três linhas

(Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. Usar, sempre que possível, as traduções já existentes.)

8.1 Para as citações indiretas, ou seja, aquelas em que o articulista faz uso de suas próprias palavras para citar outrem, deve-se inserir o sobrenome do autor (apenas a primeira letra do sobrenome em maiúscula — por exemplo, Bertrand) e a data identificadora da edição da obra (por exemplo, 2003), seguida da página (p. e número da página — por exemplo, p. 155) à qual corresponde o trecho citado. Nesse caso, somente a data e o número da página devem estar entre parênteses. Exemplo:

Segundo Bertrand (2003, p. 155), a figuratividade permite agrupar os diversos gêneros em dois blocos opostos, os mais icônicos e os mais abstratos.

 

Citação direta

8.2 Para as citações diretas, deve-se inserir o trecho citado entre aspas, seguido do sobrenome do autor (apenas a primeira letra em maiúscula) e da data identificadora da edição da obra citada, e da página à qual corresponde o trecho citado. Nesse caso, sobrenome do autor, data e número de página devem estar separados por vírgula e entre parênteses. Quando o trecho citado for pequeno, com menos de três linhas, o mesmo tem que vir no corpo do texto. Exemplo: Como que por uma suspensão das expectativas do senso-comum, a obra de Beckett demonstra que “[...] é por meio do exercício formal que a experiência mais aguda do trágico encontra uma forma decisiva [...]”

(Casanova, 1997, p. 18).

Ou (no caso de haver dois autores). Exemplo:

Podemos, então, concluir que “um crer-verdadeiro deve ser instalado nas duas extremidades do canal de comunicação” (Greimas; Courtés, 1983, p. 486).

 

Citação direta com mais de três linhas

8.3 Para citação direta com mais de três linhas, submeter todo o trecho citado a um recuo equivalente a um toque da tecla TAB, sem adentramento no começo do parágrafo. NÃO empregar aspas no trecho citado. Inserir, no final do trecho citado, ENTRE PARÊNTESES: o sobrenome do autor (apenas a primeira letra em maiúscula), a data da obra à qual pertence o trecho citado, e a o número da página em que se encontra o trecho citado:

Nesta vida lenta sinto-me coagido entre duas situações contraditórias — uma longa noite, um dia imenso e enervante, favorável à modorra. Frio e calor, trevas e claridades ofuscantes (Ramos, 2003, p. 22).

No caso de haver dois autores, os dois nomes terão de ser mencionados. Exemplo: As consequências da introdução do devir nas estruturas profundas aparecem especialmente em Semiótica das paixões. [...] Por outro lado, o devir, de sua parte, torna-se a origem de uma série de ressonâncias relativas respectivamente à estruturação, à modalização e à patemização (Fontanille; Zilberberg, 2001, p. 164).

+ Para citação com mais de três autores, indique o primeiro autor seguido da expressão et al. e da data, entre parênteses. Ex: (França et al., 2007, p. 205).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc), OpenOffice (.odt ou .rtf), ou Latex (.tex).
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. Lembrando que o autor não deve colocar seu nome ou biografia na primeira versão do artigo submetido para avaliação da revista.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os trabalhos publicados nos Estudos Semióticos estão disponíveis para uso acadêmico e eventual republicação, contanto que se faça referência à edição original.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.