Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Não espere mamãe mandar: a publicidade disciplinar e a linguagem publicitária no Século XX.

Izabela Domingues

Resumo


Este artigo procura entender como a publicidade busca atuar sobre os corpos e as mentes dos consumidores e cidadãos como um dispositivo de moldagem e de modulação de condutas, posturas e reações para, muito além de comunicar e vender, controlar seus públicos-alvo, através de mensagens capazes de disciplinarem os sujeitos a partir da identidade ou identificação, pelo adestramento, ou ainda, apelo ao risco ou medo. Para tanto, utiliza a técnica da análise do discurso a fim de melhor perceber tais questões e intervir, a partir das reflexões propostas, neste plano coletivo de forças.


Palavras-chave


comunicação; publicidade; linguagem

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2016.127624

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Publicação do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP
ISSN: 1980-4016
Esta obra está licenciada com uma Licença