Curta-metragem em ação: painel multimodal e discursivo

Palavras-chave: Curta-metragem, Transcrição multimodal, ADC, Práticas sociais, Multiletramento

Resumo

Na sociedade contemporânea híbrida (Chouliaraki, Fairclough, 1999), os gêneros estão cada vez mais multimodais (Kress, 2010) e presentes em todas as esferas, dentre essas: a escolar, a midiática, e a cinematográfica. As produções audiovisuais, tanto de longas quanto de curtas-metragens, cumprem importante papel no ensino, estabelecendo diálogo intermitente entre os processos de multiletramento, auxiliando no desenvolvimento de competências que vão além do letramento verbal. Contudo, ainda se verificam dificuldades quanto à interpretação dessas narrativas em sua composição global, um complexo de imagem, som, movimento, cor, grafismos, entre outros modos semiótico-discursivos. Este trabalho tem como objetivo analisar o curta-metragem Os Fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore à luz da Teoria da Transcrição Multimodal (Baldry, Thibault, 2006) em diálogo com a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 2001). Enfatizamos, ainda, questões de intertextualidade, de ideologias, de prática discursiva, além de utilizarmos a Teoria Multimodal (Kress, van Leeuwen, 2006) para referência a participantes, ângulo, cores, distância, valores informativos e a Teoria Narrativa de Van Dijk (1992), desvelando práticas e ampliando perspectivas já existentes. O curta-metragem se utiliza de jogos semiótico-discursivos para estruturar sua narrativa e se encadeia a metáforas e práticas intertextuais, revelando e (des)construindo o tema de sua trama, o ato de ler e de escrever. Mais do que meramente o assistir, faz-se necessário desvelar, de forma crítico-reflexiva, as práticas sociais e discursivas.

Biografia do Autor

Rafael Seixas de Amoêdo, Universidade do Estado do Amazonas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manaus, AM, Brasil. (PPGICH-UEA). Licenciado em Letras-Língua Portuguesa (UEA)  e membro do Grupo de Pesquisas SDISCON- Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

 

Neiva Maria Machado Soares, Universidade do Estado do Amazonas

Professora adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UEA). Líder do Grupo de Pesquisa SDISCON- Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na Contemporaneidade.

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Publicado
2019-12-23
Como Citar
Amoêdo, R., & Soares, N. (2019). Curta-metragem em ação: painel multimodal e discursivo. Estudos Semióticos, 15(2), 240-261. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.156606