Ensino e aprendizagem de literatura no nível médio da região metropolitana de Fortaleza: progressão cognitiva e interação discursiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160129

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Semiótica discursiva, Taxionomia de Bloom, Discurso literário, Escola pública cearense

Resumo

O presente trabalho tem como foco o ensino e a aprendizagem voltados para o texto literário. Seja considerado como forma discursiva própria, seja como item de consumo de um sistema literário, o texto literário requer da escola um comprometimento didático-pedagógico específico. A pesquisa se alinha com a Semiótica Discursiva proposta por Greimas, ou seja, a aula é aqui entendida como um gênero discursivo em que um destinador (professor) propõe ao destinatário (alunos) a aquisição do texto literário como objeto. Com esse entendimento, este trabalho expõe achados de uma pesquisa sobre os níveis cognitivos relativos ao ensino e à aprendizagem da Literatura, com abrangência na escola pública de nível médio da região metropolitana de Fortaleza (CE). Os dados foram colhidos por estagiários, que aplicaram questionários baseados na Taxionomia de Bloom para o domínio cognitivo. Foram aplicados 405 questionários, distribuídos entre 2014 e 2017, sendo uma ficha para cada aula observada. Os três primeiros níveis cognitivos (conhecimento, compreensão e aplicação) representam 89% das aulas observadas, restando 11% para os níveis mais elevados (análise, aplicação e avaliação). Os dados sugerem uma necessidade de elevação dos níveis cognitivos para patamares mais elevados, o que requer uma prática didático-pedagógica que centralize a experiência no texto literário, considerado como forma discursiva própria, mediante dinâmicas de grupo, respeitando-se os educandos como protagonistas de sua própria aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • José Leite Jr., Universidade Federal do Ceará

    Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1983), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado pela Universidade Federal da Paraíba. Foi docente da Universidade Estadual do Ceará (1986-1996) e da Universidade de Fortaleza (2000-2006). É docente do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará desde 2006. Áreas de atuação: Literatura Portuguesa, Literatura Comparada, Ensino da Literatura, Semiótica, Literatura e Pintura, Interlinguística. Participa do Semioce, coordenando o subgrupo Literatura e Visualidade. Administra páginas eletrônicas acadêmicas, como a Entrelaces e a Revista dos Encontros Literários Moreira Campos, ambas do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará.

  • Vinícius da Silva Vieira, Universidade Estadual do Ceará

    Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Ensino e aprendizagem de literatura no nível médio da região metropolitana de Fortaleza: progressão cognitiva e interação discursiva. (2019). Estudos Semióticos, 15(2), 181-200. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160129