Crise de veridicção e interpretação: contribuições da Semiótica

Palavras-chave: Ensino, Semiótica francesa, Veridicção, Paixões, Fake news

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir e sugerir caminhos de observação das formas de construção da veridicção nos textos, buscando mostrar como a descrição desses mecanismos pode ser aplicada em atividades de leitura em sala de aula. A base teórico-metodológica será a semiótica francesa, especificamente o nível discursivo da geração de sentido. Os textos sugeridos para análise e aplicação em atividades de interpretação são os das notícias, comentários e, principalmente, as fake news que circulam nas mídias eletrônicas. Sugere-se, para que o aluno alcance os possíveis sentidos construídos nos textos, a observação dos mecanismos linguístico-discursivos que lhes dão fundamento.

Biografia do Autor

Regina Souza Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), RJ, Brasil.

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Publicado
2019-12-23
Como Citar
Gomes, R. (2019). Crise de veridicção e interpretação: contribuições da Semiótica. Estudos Semióticos, 15(2), 15-30. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165198