Um olhar semiótico sobre livros didáticos para o ensino de língua materna no Brasil e na França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2020.172324

Palavras-chave:

Semiótica discursiva, Livro didático para ensino de língua materna, Tematização e figurativização

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise linguístico-discursiva a partir do cotejo de dois livros didáticos para o ensino de língua materna: Fleurs d’Encre 3ᵉ, para o ensino de Língua Francesa, e Português Linguagens 9º ano, para o ensino de Língua Portuguesa. Examinam-se, pelo quadro teórico-metodológico proposto pela semiótica discursiva francesa, os procedimentos de instauração de pessoas e tempos no enunciado, bem como os procedimentos de tematização e figurativização dos discursos em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Magnoni Tocaia, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras

Docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Glaucia Muniz Proença Lara, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras

Docente da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Conceitos e imagens da norma no português falado no Brasil: o discurso da gramática. São Paulo: USP, 1999. (Relatório de projeto de pesquisa).

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2008.

BENVENISTE, Émile. Problèmes de linguistique générale I. Paris: Éditions Gallimard, 2003.

BERTAGNA, Chantal; CARRIER, Françoise. Fleurs d´encre : Français 3ᵉ manuel unique. Paris : Hachette Livre, 2012.

CEREJA, William; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens. 9º ano. São Paulo: Atual, 2010.

FIORIN, José Luiz. Pragmática. In: FIORIN, José Luiz (org.). Introdução à linguística. II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003. p.161-185.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 2008.

LARA, Glaucia Muniz Proença. As imagens da língua portuguesa no discurso da escola. Belo Horizonte: UFMG, 2002. (Relatório de projeto de pesquisa).

Downloads

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Tocaia, L. M., & Lara, G. M. P. (2020). Um olhar semiótico sobre livros didáticos para o ensino de língua materna no Brasil e na França. Estudos Semióticos, 16(1), 138-156. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2020.172324