1900: História de um sistema científico-tecnológico que transfigurou as concepções urbanas e arquitectónicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2020.174524

Palavras-chave:

Exposição universal 1900, Cidades efémeras, Descobertas científico-tecnológicas, Configuração topológica, Sistema científico-tecnológico

Resumo

As Exposições Universais do final do século XIX e do início do século XX introduzem dois novos aspectos na relação entre a técnica e a sociedade: a divulgação das descobertas científico-tecnológicas e a ênfase nos seus mecanismos de produção. O desenvolvimento da técnica permitiu uma proposta de democratização onde o espaço urbano e a habitação para todos detinham um papel determinante. Neste contexto, a Exposição Universal de 1900 é considerada pela historiografia como sendo um evento fundamental da divulgação das obras de arte e dos produtos industriais e agrícolas. Além da coincidência do calendário, esta exposição é a expressão visível da transição entre os progressos científico-tecnológicos anunciados no final do século XIX e a sua concretização projectada para o futuro próximo. Ela surge como cidade virtual que projecta no seu espaço físico novas concepções urbanas e arquitectónicas. Além disso, pode ser considerada representativa do espírito de uma época eufórica que profetiza a partir do novo sistema científico-tecnológico o nascimento de uma nova sociedade. Este prognóstico, possível graças a invenções tais como a electricidade, o cimento armado, o aeroplano, entre outras, funda a ideia de grandeza das realizações eminentes. Pela primeira vez, uma Exposição Universal consegue antecipar, num evento, uma série de elementos espaciais, sócio-culturais e semânticos, que redefinem a noção de cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabel Marcos, Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

    Pesquisadora Sénior na Universidade Nova de Lisboa, na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Lisboa, Portugal.

Referências

AIMONE, Linda; OLMO, Carlo. Expositions Universelles 1851-1900. Paris: Belin, 1993.

ALLEGRET, Marc (réal.). Exposition 1900 (Image animée). Paris: Les Films de la Pléiade, 1900. Dictionnaire, vol. 1 et 2. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.

BENNETT, Jim; BRAIN, Robert; SCHAFFER, Simon. Whipple museum of the history of science, 1900. The new age: a guide to the exhibition. Cambridge: Whipple museum of the history of science, 1994.

BRANDT, Per Aage. La Charpente modale du sens. Aarhus/Amsterdam/Philadelphia: Aarhus University Press, 1992.

BRANDT, Per Aage. Dynamiques du sens. Poetica et Analytica. Supplément 2, Aarhus/Amsterdam/Philadelphia: Aarhus University Press, 1994.

DESJOURS, Jean. Le grand oeuvre: photographies des grands travaux 1860-1900. Paris: Centre national de la photographie, 1984.

FINDLING, John; PELLE, Kimberly. Historical dictionary of world’s fairs and expositions 1851-1988 Universelle. London: Greenwood Press, 1990.

GILLE, Bertrand (éd.). Histoire des techniques. Paris: Gallimard (Encyclopédie de la Pleíade), 1978.

GREIMAS, Algirdas Julien; COURTÉS, Joseph. Sémiotique. Dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1979.

LÉVY, Pierre. Cyberculture. Paris: Editions Odile Jacob, 1997.

MARCOS, Isabel. Le sens urbain. La morphogenèse et la sémiogenèse de Lisbonne. Aahrus: Université d’Aahrus, 1996.

MATTELART, Armand. La Mondialisation de la Communication. Paris: Presses Universitaires de France, 1995.

MINISTÈRE DE LA CULTURE. Le livre des expositions universelles: 1851-1989. Paris: Éditions des arts décoratifs, 1983.

RICOEUR, Paul. Le conflit des interprétations. Paris: Seuil, 1969.

SERRES, Michel; FAROUKI, Nayla (éd.). Dictionnaire des Sciences. Paris: Flammarion, 1997.

STOFFAES, Christian. Fins de mondes. Paris: Editions Odile Jacob, 1987.

THOM, René. Esquisse d'une sémiophysique. Paris: InterÉditions, 1988.

VILLECHENON, Florence. Les Expositions Universelles. Paris: Presses Universitaires de France (Coll. Que sais-je ?), 1992.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

1900: História de um sistema científico-tecnológico que transfigurou as concepções urbanas e arquitectónicas. (2020). Estudos Semióticos, 16(2), 176-188. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2020.174524