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Observações sobre a base tensiva do ritmo

Claude Zilberberg

Resumo


Tirando as consequências da recomendação de Hjelmslev, segundo a qual os objetos podem ser compreendidos como "pontos de interseção de feixes de relações", o presente trabalho sublinha, não tanto as especificidades do ritmo, mas antes as formas de sua articulação no interior de um grupo de transformação; em outras palavras, seu lugar e sua interação em meio às noções correlatas. Para um ponto de vista tensivo, atento à irredutível complexidade dos valores, o ritmo vem se inscrever no cruzamento das valências de extensidade e intensidade, ao lado de três outras resultantes: a profundidade, o acontecimento e a ubiquidade. No diálogo com um certo número de autores que souberam ver o afeto, não como obstáculo, e sim como condição mesma da análise da significação, nosso estudo discute sucintamente essas grandes resultantes das dependências entre estados de coisas e estados de alma para a economia dos discursos, tanto na expressão quanto no conteúdo.

Palavras-chave


ritmo, tensividade, afetividade, acontecimento, profundidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2010.49265



Publicação do Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral da FFLCH-USP
ISSN: 1980-4016
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