Bases do pensamento tensivo

Autores

  • Luiz Tatit Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.156045

Palavras-chave:

Prosodização, Tonicidade, Intensidade, Andamento, Extensidade

Resumo

O autor revela algumas das etapas decisivas que marcaram o ingresso do pensamento tensivo na semiótica greimasiana. O principal sujeito dessa narrativa foi o francês Claude Zilberberg, que soube reger o contraponto da semiotização fundada pelo teórico lituano com a temporalização praticada por Paul Valéry, com a ideia de acentuação preconizada em Ernst Cassirer e ainda com a musicalização encontrada em Gisèle Brelet. Passo a passo, Zilberberg foi chegando a uma gramática tensiva, na qual articulam-se intensidade (força afetiva) e extensidade (campo de abrangência dos fatos) e, ao mesmo tempo, a uma gramática da espera que responde pela coexistência dos conceitos antagônicos, incluindo evidentemente seus próprios conceitos contrários, como o “acontecimento” e a “surpresa”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Tatit, Universidade de São Paulo

    Docente do Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da Universidade de São
    Paulo (USP).

Referências

BRELET, Gisèle. Le temps musical : essai d’une esthétique nouvelle de la musique. 2 vol., Paris : PUF, 1949.
CASSIRER, Ernst. A Filosofia das Formas Simbólicas II. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CASSIRER, Ernst. Linguagem e Mito. 4a ed., São Paulo: Perspectiva, 2017.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. 2a ed., Rio de Janeiro: Graal, 2006.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica Estrutural. São Paulo: Cultrix, 1973.
HJELMSLEV, Louis. Ensaios Linguísticos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
TATIT, Luiz. O Século da Canção. Cotia: Ateliê Editorial, 2004.
VALÉRY, Paul. Cahiers. Tome 1. coll. La Pléiade. Paris: Gallimard, 1973.
ZILBERBERG, Claude. Relativité du rythme. Protée, vol. 18, n. 1, 1990a.
ZILBERBERG, Claude. Pour une poétique de l’attention. In: BERRENDONNER, Alain; PARRET, Herman. L’interaction communicative. Berne: P. Lang (Actes du Colloque de Bellagio, février 1988), 1990b.
ZILBERBERG, Claude. Défense et illustration de l’intensité. In : FONTANILLE,Jacques (Org.). La quantité et ses modulations qualitatives. Limoges, Amsterdam et Philadelphia: Pulim et Benjamins, 1992.
ZILBERBERG, Claude. Description de la description. In: Rasmussen, M. (éd.) Louis Hjelmslev et la sémiotique. Travaux du Cercle Linguistique de Copenhague, 24,1993.
ZILBERBERG, Claude. Plaidoyer pour le tempo. In: FONTANILLE, Jacques. Le devenir. Limoges: Pulim, 1995.
ZILBERBERG, Claude. La dynamique du vers selon Mallarmé. In: GAILLIARD, Michel (dir.). Champs du signe. Toulouse: EUS (Éditions Universitaires du Sud),1999.
ZILBERBERG, Claude. De l’affect à la valeur. In: M. CASTELLANA, Marcello (dir.). Texte et valeur. Paris : L’Harmattan, 2001.
ZILBERBERG, Claude. As Condições Semióticas da Mestiçagem. In: CAÑIZAL, Eduardo Peñuela; CAETANO, Kati Eliana. O Olhar à Deriva: Mídia, Significação e Cultura. São Paulo: Annablume, 2004.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de Semiótica Tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
ZILBERBERG, Claude. La structure tensive. Liège : Presses Universitaires de Liège, 2012.

Downloads

Publicado

2019-04-11