O fazer verdadeiro e a transição de governo na construção da Base Nacional Comum Curricular: um documento também político

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.154829

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Sujeito da enunciação, Persuasão, Política

Resumo

Estudar o jogo de persuasão entre enunciador e enunciatário nos possibilita reconhecer, nos discursos, o fazer verdadeiro que se quer produzir por meio de estratégias, dos recursos de linguagem utilizados. Nesse sentido, tomando as versões publicadas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como objeto de estudo - três versões apresentadas para consulta pública (2015, 2016, 2017a), mais a versão homologada (2017b) – nosso intuito é reconhecer como o enunciador se apropria da linguagem no jogo de manipulação estabelecido entre ele e seu enunciatário, buscando, em cada versão, estabelecer um fazer crer, por meio de um fazer verdadeiro. Nosso propósito, ainda, é evidenciar como a transição de governo vai resultar em modificações na estrutura, perspectivas adotadas em cada versão apresentada, levando-nos a reconhecer a BNCC como fruto de posicionamentos políticos, e não apenas o resultado de uma construção coletiva, como o enunciador busca convencer seu enunciatário.  Assim, para ancorar nossas discussões, recorremos à Semiótica, de linha francesa, a fim de estudarmos como se projetam e se relacionam os sujeitos da enunciação, enunciador e enunciatário do discurso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sônia Merith-Claras, Universidade Estadual do Centro Oeste

    Docente do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil.

Referências

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Sintaxe narrativa. In: OLIVEIRA, Ana Cláudia de; LANDOWSKI, Eric. (Eds.) Do inteligível ao sensível: em torno da obra de Algirdas Julien Greimas. São Paulo: EDUC, 1995. p. 81-97.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto.4 ed. São Paulo: Ática, 2005.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Algumas reflexões semióticas sobre a enunciação. In: DI FANTI, Maria da Glória; BARBISAN, Leci Borges (orgs). Enunciação e discurso: tramas de sentidos. São Paulo: Contexto, 2012. p. 25-49.

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. São Paulo: Pontes, 1989.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: 1 aversão. 2015. <http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf>. Acesso em 05/02/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: 2aversão.2016. . Acesso em 05/02/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: 3aver-são. 2017a. <http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/wp-content/uploads/2017/04/BNCC-Documento-Final.pdf>. Acesso em05/02/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: versão homologada. 2017b. <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa>. Acesso em 05/02/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio.2018. <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf>. Acesso em 05/02/2019.

DISCINI, Norma. O estilo nos textos: história em quadrinhos, mídia, literatura. São Paulo: Contexto, 2003.

FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 14 ed. São Paulo: Contexto, 2006.

FIORIN, José Luiz. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.

FIORIN, José Luiz. O páthos do enunciatário. Alfa, São Paulo, 48(2): 69-78, 2004.

GREIMAS; A. J.; COURTÉS, J. Dicionário da semiótica. 2. ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2013. Tradução Alceu Dias Lima (et al).

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

O fazer verdadeiro e a transição de governo na construção da Base Nacional Comum Curricular: um documento também político. (2019). Estudos Semióticos, 15(1), 98-118. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.154829