Levando a linguagem a sério: o ensino de Língua Portuguesa a partir do texto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160433

Palavras-chave:

Ensino de português, Texto, Linguística funcional, Prática reflexiva

Resumo

Um dos ingredientes para o ensino de língua materna eficiente é que os professores disponham das categorias e dos procedimentos analíticos para o trabalho com a linguagem. Este artigo defende que é no curso de Letras que os professores em formação inicial devem se familiarizar com as categorias e os procedimentos. Desse modo, este texto discute o papel das Ciências Linguísticas na formação do profissional de Letras a partir de três perguntas: (i) O que se propõe ensinar na educação básica? (ii) O que se deve pretender ensinar no curso de Letras? (iii) Como a linguística pode guiar o ensino de língua materna? Para responder a última pergunta, a perspectiva funcionalista da linguagem, como uma teoria que penetra na constituição dos textos, é posta no centro das reflexões, pois ela permite que a língua seja verificada e estudada em sua vivência, em sua manifestação real.

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Biografia do Autor

  • Andre Vinicius Lopes Coneglian, Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Letras

    Docente da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

Levando a linguagem a sério: o ensino de Língua Portuguesa a partir do texto. (2019). Estudos Semióticos, 15(2), 143-157. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160433