A possibilidade clínica do ritmo

a trajetória com uma criança autista

Autores

  • Maíra Lopes Almeida Universidade Federal de Uberlândia
  • Anamaria Silva Neves Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p442-454

Palavras-chave:

Ritmo, autismo, psicanálise, clínica, infância

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o ritmo como um elemento possível no atendimento clínico a crianças autistas. Propõe-se analisá-lo como condição fundamental pela qual a construção subjetiva perpassa e que, por isso, constitui-se aspecto indispensável no trabalho clínico. Como estratégia metodológica, retratamos a trajetória de atendimento a Lucas, um garoto de três anos diagnosticado como autista, e sua família. A partir das reflexões geradas pelo caso, discute-se as especificidades da clínica com crianças autistas e as alternativas que o ritmo, como aspecto primordial do sujeito, traz ao analista.

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Biografia do Autor

  • Maíra Lopes Almeida, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, linha de pesquisa “Psicanálise e Cultura”.  Av. Pará, 1720, Bloco 2C – Instituto de Psicologia – Campus Umuarama Uberlândia – MG – CEP 38405-320 E-mail: maira.psicoufu@gmail.com. (34) 996392972.

  • Anamaria Silva Neves, Universidade Federal de Uberlândia
    Professora associada da graduação e pós-graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia.Av. Pará, 1720, Bloco 2C – Instituto de Psicologia – Campus Umuarama Uberlândia – MG – CEP 38405-320 - anamaria@umuarama.ufu.br, (34) 3225 8512;

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Publicado

2017-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Almeida, M. L., & Neves, A. S. (2017). A possibilidade clínica do ritmo: a trajetória com uma criança autista. Estilos Da Clinica, 22(3), 442-454. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i3p442-454