Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social

Palavras-chave: passagem adolescente, vulnerabilidade, exclusão social, desamparo, escuta psicanalítica

Resumo

Este trabalho discute a passagem adolescente, examinando como se produz esse processo para jovens em contextos de vulnerabilidade e exclusão social atendidos em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A passagem adolescente é marcada, para muitos jovens que habitam as periferias de nossas cidades, por inúmeras situações de abandono, violência e trauma, o que nos leva a interrogar sobre as vicissitudes e as estratégias de subjetivação desses jovens em contextos onde o viver se faz tão árido. Sustentados no referencial psicanalítico, procuramos explorar, a partir de recortes clínicos, as particularidades e as dificuldades no trabalho psíquico em curso nessa passagem para um adolescente com uma história marcada pela vulnerabilidade, pelo desamparo e por violências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marisa Batista Warpechowski, Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC)

Psicóloga e psicanalista. Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Associada efetiva da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA). Integrante da equipe técnica do Centro de Referência Especializada de Assistência Social – Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), Porto Alegre, RS, Brasil

Luciane De Conti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicóloga e psicanalista. Professora do Programa de Pós-Graduação “Psicanálise: Clínica e Cultura” e do Departamento de Psicanálise e Psicopatologia do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Infância e Adolescência (NEPEIA/CNPq), Porto Alegre, RS, Brasil

Publicado
2018-08-31
Como Citar
Warpechowski, M., & De Conti, L. (2018). Adolescer em contextos de vulnerabilidade e exclusão social. Estilos Da Clinica, 23(2), 322-343. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p322-343