Adolescência e diferença sexual

o lugar do ato

Autores

  • Cristina Moreira Marcos Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Renata Lucindo Mendonça Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p175-190

Palavras-chave:

adolescência, psicanálise, ato, diferença sexual

Resumo

Com a chegada da puberdade, ocorrem mudanças que levam a sexualidade ao primado da zona genital. Esse novo objetivo sexual traz funções diferentes aos dois sexos, cujo desenvolvimento sexual não se diferenciava muito até este momento. Freud compara este período à travessia de um túnel cavado a partir de ambos os lados que marca para o sujeito a desconexão entre o seu ser de criança e o seu futuro ser de homem ou de mulher. A partir de uma Conversação, fazemos a hipótese de que a gravidez pode ser, para algumas adolescentes, uma tentativa de resposta ao que é ser uma mulher.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Moreira Marcos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Psicanalista. Doutora em Psicanálise pela Universidade Paris VII. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

  • Renata Lucindo Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Psicanalista. Mestre em Processos de Subjetivação pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-04-30

Como Citar

Adolescência e diferença sexual: o lugar do ato. (2018). Estilos Da Clinica, 23(1), 175-190. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i1p175-190