Linguagem, cognição e psiquismo: análise do brincar de dois bebês com histórico de sofrimento psíquico

Autores

  • Ana Paula Ramos de Souza Universidade Federal de Santa Maria
  • Antônia Motta Roth Jobim van Hoogstraten Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0002-1266-5072
  • Inaê Costa Rechia Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Fernanda Almeida Silva Univerisdade Federal de Santa Maria
  • Sabrina Felin Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Tamires Dias dos Santos Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p84-97

Palavras-chave:

psicanálise, risco psíquico, autismo, desenvolvimento infantil, linguagem infantil

Resumo

Este artigo analisa a evolução linguística e cognitiva de dois bebês em sofrimento psíquico, um deles com risco para estruturação autista e outro não autista, e compara dois instrumentos de identificação do risco psíquico, os Indicadores Clínicos de Risco/Referência ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) e o Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-CHAT). A análise do brincar evidenciou atraso de linguagem e cognitivo em ambos os casos, sendo esse atraso mais importante no caso de risco para autismo. O IRDI conseguiu diferenciar melhor a direção da estruturação psíquica do que o M-CHAT.

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Biografia do Autor

  • Ana Paula Ramos de Souza, Universidade Federal de Santa Maria

    Fonoaudióloga. Professora do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana e de Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

  • Antônia Motta Roth Jobim van Hoogstraten, Universidade Federal de Santa Maria

    Psicóloga. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

  • Inaê Costa Rechia, Universidade Federal de Santa Maria

    Fonoaudióloga. Professora na Área de Audiologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil. 

  • Maria Fernanda Almeida Silva, Univerisdade Federal de Santa Maria

    Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

  • Sabrina Felin Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

    Fisioterapeuta. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

  • Tamires Dias dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

    Psicóloga. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Linguagem, cognição e psiquismo: análise do brincar de dois bebês com histórico de sofrimento psíquico. (2019). Estilos Da Clinica, 24(1), 84-97. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p84-97