A ilusão (psico)pedagógica e o empobrecimento das experiências educativas (entrevista a Leandro de Lajonquière)

Palavras-chave: educação; educação e psicanálise; fundamentos da educação; crise na educação

Resumo

Entrevista a Leandro de Lajonquière

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e docente da Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, Brasil.

Magali Reis, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

 Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Referências

LAJONQUIÈRE, L. (1992). De Piaget a Freud: a (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis: Vozes.

LAJONQUIÈRE, L. (1994). Deficiências Sensoriais e Subjetividade. Notas críticas à ideologia reabilitadora. Educação e Sociedade, vol.15, n. 48, pp.304-325.

LAJONQUIÈRE, L. (1997). Dos 'Erros' e em especial daquele de renunciar à Educação. Estilos da Clínica (USP), vol.2, n. 2, pp.2743.

LAJONQUIÈRE, L. (1999). Infância e a Ilusão (Psico) Pedagógica: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis: Vozes.

LAJONQUIÈRE, L. (2009). Figuras do infantil. A psicanalise na vida cotidiana com as crianças. Petrópolis: Vozes.

LAJONQUIÈRE, L. (2013). Maud Mannoni – L’institution éclatée. In DRIEU, Didier (org.) 46 commentaires de textes en clinique institutionnelle. Paris : Dunod, pp. 45-54.

LAJONQUIÈRE, L. (2017). Elucidação comparativa dos estudos em psicanálise e educação na França e no Brasil. Educação em Revista, n° 64, pp. 19-33.
Publicado
2018-08-31
Como Citar
Rodrigues, R., & Reis, M. (2018). A ilusão (psico)pedagógica e o empobrecimento das experiências educativas (entrevista a Leandro de Lajonquière). Estilos Da Clínica. Revista Sobre a Infância Com Problemas, 23(2), 430-450. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i2p430-450