Adolescência, Ensino Médio e projetos de vida na escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p394-406

Palavras-chave:

adolescência, psicanálise, ensino médio, projetos de vida, escola pública

Resumo

A partir de conversações realizadas com alunas de uma escola estadual, em Fortaleza (CE), apresentamos os elementos geradores de impasses na travessia do ensino médio para a vida após a formatura. A passagem entre o lugar ocupado na infância e a construção de um lugar para si no campo do Outro é atravessada pelas incertezas acerca das possibilidades concretas de continuar os estudos depois do ensino médio. Sonhos referentes ao ingresso na universidade fizeram-se presentes, mas sempre recobertos por indagações acerca da viabilidade de entrar em uma graduação. Nos casos em que os sofrimentos psíquico e social se encontravam particularmente agudizados, as adolescentes vivenciavam uma dilatação do presente, sem projeções para o futuro. O estudo aponta para a importância de espaços nos quais os jovens possam discutir seus projetos de vida durante o ensino médio. Por meio da oferta de um lugar para falar, os determinantes sociais e subjetivos relativos ao futuro podem ser trabalhados na tentativa de romper com as repetições subjetivas e políticas que atualizam as desigualdades sociais.

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Biografia do Autor

  • Vládia Jamile dos Santos Jucá, Universidade Federal do Ceará

    Professora Associada, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Adolescência, Ensino Médio e projetos de vida na escola pública. (2020). Estilos Da Clinica, 25(3), 394-406. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v25i3p394-406