As problemáticas alimentares e a desnutrição na infância: contribuições psicanalíticas

Autores

  • Ângela Sousa de Carvalho Universidade de Fortaleza; Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Maria Celina Peixoto Lima Universidade de Fortaleza; Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Karla Patrícia Holanda Martins Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p372-386

Resumo

Este artigo consiste em uma construção a partir da escuta de mães de crianças com desnutrição e queixas alimentares, tomando a psicanálise de Freud e Lacan como referencial teórico. Guardando as devidas particularidades, as crianças pesquisadas apresentam um quadro de desnutrição relacionado à recusa em se alimentar. O sintoma, então, se configura como uma recusa a qualquer alimento que não seja o leite materno, o que aponta para uma dificuldade em renunciar ao objeto seio e operar as devidas substituições para outros objetos/alimentos. Pode-se, desse modo, apontar que o diagnóstico da desnutrição infantil deve levar em consideração os fatores psíquicos relacionados ao âmbito da relação mãe-criança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-08-01

Como Citar

As problemáticas alimentares e a desnutrição na infância: contribuições psicanalíticas . (2013). Estilos Da Clinica, 18(2), 372-386. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p372-386