Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor

Autores

  • Florence Savournin Universidade Toulouse II; Academia de Toulouse; Escola Superior para o Magistério e a Educação (ESPE)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i3p559-573

Resumo

Esta pesquisa envolve a análise das práticas de ensino com uma dupla referência: à didática e à Psicanálise. O conceito de "relação com a prova" (rapport à l'épreuve) permite explicar o significado atribuído por uma professora especializada à sua experiência com um grupo do Instituto Terapêutico, Educacional e Pedagógico (ITEP) na França. Aplicação didática, sujeito suposto saber, impossível de suportar são as três dimensões que estruturam a relação com a prova nesse espaço-tempo com os alunos, cujo maior desafio é a transmissão do saber. O estudo de caso mostra como, de uma forma sempre singular, um sujeito confronta o seu desejo de transmissão com a prática de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Ensinar em estabelecimento especializado: relação com a prova e posição subjetiva do professor . (2013). Estilos Da Clinica, 18(3), 559-573. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i3p559-573