Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação

Autores

  • Ana Beatriz Coutinho Lerner Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Paula Fontana Fonseca Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Yara Sayão USP; Instituto de Psicologia; Serviço de Psicologia Escolar
  • Adriana Marcondes Machado USP; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i1p199-208

Palavras-chave:

psicanálise, educação, mal-estar, instituição.

Resumo

O Plantão Institucional é um serviço oferecido pelo Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia (USP) para grupos de profissionais que trabalham na interface da Psicologia com os campos da Educação, Saúde Mental e Assistência Social. Nossa hipótese de trabalho é de que a oferta de um espaço de fala e de interlocução para esses profissionais promove a mobilização do desejo implicado na ação educativa, um reposicionamento do sujeito diante das questões suscitadas pelo trabalho e a ampliação do repertório de estratégias criadas para o enfrentamento das dificuldades que emergem no campo educativo.

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Publicado

2014-04-01

Edição

Seção

Experiência Institucional

Como Citar

Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação. (2014). Estilos Da Clinica, 19(1), 199-208. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i1p199-208