Da escrita no corpo à escrita no papel: os caminhos do aprender a escrever

Autores

  • Carla Cervera Sei Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Simone Moschen Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p325-338

Palavras-chave:

escrita, infância, inscrições primordiais, letra.

Resumo

Este escrito pretende pensar, sustentado pela psicanálise, o lugar que a aprendizagem da escrita pode ter na infância ou ainda no tratamento de crianças em estruturação autística ou psicótica. Somos marcados pela linguagem no mundo e é a partir dessas marcas inscritas em nosso inconsciente que marcamos o papel. Para melhor compreender a escrita como efeito da posição do sujeito na linguagem e desde aí desdobrar seus efeitos na clínica, retomamos os conceitos freudianos de inscrição inconsciente e o conceito lacaniano de letra, fundamentais para este tema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla Cervera Sei, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicanalista. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), extensionista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro participante da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Simone Moschen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Psicanalista. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), professora de pós-graduação em Educação e em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-08-21

Como Citar

Da escrita no corpo à escrita no papel: os caminhos do aprender a escrever. (2014). Estilos Da Clinica, 19(2), 325-338. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v19i2p325-338